Sobem reclamações sobre contratação de empréstimo consignado sem autorização

Problema é mais recorrente com aposentados e pensionistas do INSS, que acabam fornecendo seus dados por telefone

Reclame AQUI

Você está vivendo tranquilamente sua vida, quando, de repente, percebe descontos na sua folha de pagamento, mês após mês. Depois, quando vai procurar o seu banco, descobre que está pagando um empréstimo consignado que você nem lembra de ter autorizado. Infelizmente, este é um problema cada vez mais comum para os consumidores.

Em 2020, o Instituto Reclame AQUI identificou 35.572 reclamações sobre empréstimo ou crédito consignado. Só de janeiro a abril do ano passado, foram 7.523 reclamações, enquanto em 2021 já são 8.256 no mesmo período, um aumento de 9,7%. Mas esses números são relativos a todo tipo de problema relacionado a esse serviço, como portabilidade de uma instituição financeira para outra, dificuldade para quitar ou negociar valores, cancelamento, etc. 

Quando analisados em detalhes, os dados mostram que o problema de contratos de empréstimos não autorizados é bastante recorrente. No ano passado, foram 9.220 reclamações relativas a esta questão, com 649 de janeiro a abril. Porém, nos 4 primeiros meses de 2021 já são 2.374 reclamações, um aumento de 266% em comparação ao mesmo período de 2020. 

Como acontece?

A maioria dos casos dos contratos sem autorização ocorre com idosos, já que o empréstimo consignado pode vir diretamente debitado na folha de pagamento do INSS. Além disso, suas taxas de juros mais baixas costumam tornar esse serviço mais atrativo para essas pessoas. 

A abordagem geralmente acontece por telefone, com um atendente que de fato está oferecendo o serviço de empréstimo. Em determinado momento da conversa, ele pede que sejam apenas confirmados alguns dados, para se certificar de que está falando com a pessoa certa. Neste momento, usa essas informações para fazer o contrato de empréstimo sem avisar. 

Em outras situações, o consumidor pode acabar adquirindo o crédito consignado sem perceber, ao contratar outro serviço da instituição financeira, como um cartão. Por isso, é muito importante nunca confirmar ou fornecer dados bancários e pessoais por telefone, e sempre ler os detalhes de todo contrato feito, para se assegurar que não há nenhuma pegadinha.

Baseado nas reclamações, o CEO do Reclame Aqui, Edu Neves, explicou, em entrevista ao Jornal Extra, que muitos desses contratos de empréstimo são golpes: “As pessoas dizem a mesma coisa nos relatos: que não autorizaram e houve um empréstimo em nome delas. Em geral, a resposta da empresa é de que tentou entrar em contato com o consumidor, mas não conseguiu. E o consumidor, na réplica, diz que o número de telefone não é o dela. Ou seja, os dados pessoais dos aposentados estão sendo acessados por golpistas”.

“Empréstimo contraído no Paraná e sou de São Paulo”

Pelo que é descrito nas reclamações, é possível verificar que muito provavelmente a pessoa foi alvo de um golpista. É o caso de umaconsumidora de São Paulo: “Dia 30/04/2021 verifiquei na minha conta-corrente que tinha um valor de 18.600,00 disponível. Imediatamente comecei a pesquisar de onde poderia ter saído esse dinheiro. [Estou há] dois dias já há mais de 1 hora na ligação para pedir o cancelamento do contrato. É um descaso total [...]. Empréstimo contraído no Paraná e sou de São Paulo.”

Já outro consumidor de Santo André (SP) mostra como os idosos são alvos preferenciais: “Na data de 13/05, minha sogra, ao consultar seu extrato bancário de sua conta poupança, percebeu que havia um valor de R$ 2.144,39 referente Empréstimo Consignado totalmente indevido. Imediatamente compareci com minha sogra, por ser uma pessoa idosa e com poucas informações, na agência bancária onde é correntista. Conversamos com a gerente e a mesma nos informou que não poderia resolver o problema, e que era pra ligar no telefone [...]. Ligamos por muitas vezes e sem sucesso. O telefone ficou ligado aguardando um atendimento desde de manhã até a tarde, e nada. Essa situação desagradável já ocorreu por duas vezes.”

Saiba mais como funcionam os empréstimos consignados e veja mais dicas de como evitar problemas no Reclame AQUI Notícias: https://noticias.reclameaqui.com.br/noticias/em-dois-anos-reclamacoes-sobre-credito-consignado-crescem-32_3789/

Faça um comentário