Veja os principais problemas relacionados aos produtos mais reclamados na Black Friday

As adversidades enfrentadas pelos consumidores variam de acordo com o item ou serviço adquirido

Reclame AQUI

A Black Friday 2021 passou, mas nessa semana seguinte à data das promoções ainda existem consumidores enfrentando problemas com suas compras. E dá para se ter uma ideia de que, a depender do produto adquirido, as dificuldades dos compradores mudam. 

No monitoramento feito pelo Reclame AQUI entre 12h de quarta-feira (24) e 23h59 do domingo (28), os top 5 produtos ou serviços mais reclamados foram: 1º) Smartphone (14,75%), 2º) Serviço de entrega (7,01%), 3º) TV (5,47%), 4º) Transporte de Carga (2,86%) e 5º) Tênis (2,83%). Para cada um deles, o consumidor tem diferentes tipos de dores de cabeça e que podem indicar onde as empresas estão falhando na hora de atender seus clientes.

Smartphones

Um dos itens mais cobiçados em qualquer época de promoção, os smartphones acabam gerando também o maior volume de reclamações, justamente por essa alta procura. Aqui, aparentemente as empresas não têm conseguido atender a demanda de pedidos, pois o maior número de reclamações é por “Atraso na entrega” (44,39%). 

Logo em seguida, teve muita gente achando que o valor final não condizia com o anunciado, já que 18,67% denunciaram “Propaganda enganosa”. “Problemas na finalização da compra” aparece em terceiro, com 9,68% dos casos, o que também indica uma dificuldade das lojas online atenderem a quantidade de acessos.

 

Serviços de entrega

Neste caso, é bem previsível que o principal problema encarado pelos consumidores seja “Atraso na entrega”, com 55,41%. Afinal, sejam os deliveries ou outros entregadores de encomendas, a principal expectativa do cliente é que seu pedido chegue a tempo. Outras dificuldades reportadas são também mais operacionais, como “Status de entrega não atualiza” (9,39%), “Entrega em endereço errado” (7,80%) e “Endereço não encontrado” (5,11%).

 

TV

Para quem comprou TVs, os problemas se aproximam bastante daqueles dos compradores de smartphones, apenas com algumas diferenças de posições. Como tem sido uma constante nesta Black Friday, “Atraso na entrega” ganha disparado, com 51,34% dos casos. Em segundo lugar, novamente um indicativo das dificuldades dos e-commerces atenderem o volume de pedidos: “Problemas na finalização da compra” responde por 8,37% das reclamações. Uma peculiaridade no caso das TVs é “Tela trincada” como quinto principal problema, com 4,13%, o que sugere uma falta de cuidado das transportadoras no manuseio do produto.

 

Transporte de carga

Aqui, os problemas também são bastante semelhantes aos dos Serviços de Entrega, muito relacionados a questões logísticas das empresas. Por isso, “Atraso na entrega” igualmente ocupa a primeira posição das reclamações, com 51,59%. Na sequência vem “Entrega em endereço errado” (11,63%). Depois, em terceiro lugar, está um problema que em geral não é uma culpa direta das transportadoras, mas das condições de segurança dos entregadores: “Roubo/furto de carga”, com 8,46%. 

É importante salientar que, se o consumidor tiver um problema na execução da entrega de um produto, geralmente ele vai fazer uma reclamação sobre a loja que fez a venda. No entanto, em alguns casos é possível que o comprador consiga identificar que a culpa, na verdade, é do responsável pelo transporte, o que acaba trazendo essas empresas para o ranking da Black Friday.

 

Tênis

Por fim, os problemas relacionados a tênis na Black Friday mudam um pouco a tendência dos outros produtos e serviços. O principal motivo de reclamação aqui é “Produto errado” (24,12%). Só em segundo lugar está “Atraso na entrega” (19,03%). Para este produto, as empresas parecem ter mais dificuldades na separação do estoque, pois “Tamanhos diferentes” (8,41%) e “Má qualidade” (7,08%) aparecem em 4º e 5º lugar nos motivos de reclamação, respectivamente.

 

Soluções

Como faz apenas uma semana da Black Friday, muitas dessas reclamações ainda estão em aberto e as empresas correm para tentar oferecer uma solução para os seus clientes. Só será possível ter uma ideia melhor do índice de resolução dos problemas de Black Friday no início de 2022, quando o Reclame AQUI encerra seu monitoramento.

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