Reclame AQUI detecta disparada de reclamações sobre aumentos nos planos de saúde

Consumidores têm questionado valores que consideram abusivos neste início de 2021

Reclame AQUI

Quem tem plano de saúde já está sentindo o peso dos reajustes praticados neste começo de ano. E o grande dilema para muita gente é que, com a pandemia, não é possível abrir mão desse serviço, pois ele pode ser necessário em uma emergência.

Por conta desse cenário, os consumidores têm indagado as operadoras dos planos de saúde sobre os reajustes, que estão sendo considerados abusivos. Os valores atualizados têm incomodado tanto os conveniados que o Reclame AQUI detectou um crescimento de 130,4% no número de reclamações sobre o aumento de preços no primeiro quadrimestre de 2021. De janeiro a abril de 2020, foram 240 reclamações sobre esta questão. Já no mesmo período deste ano, foram detectadas 553 reclamações relativas aos reajustes. 

Uma consumidora de São Paulo, por exemplo, busca uma explicação para o pagamento de dois aumentos: “Aumento de 29%. Abusivo. Mundo em pandemia. Dois aumentos em menos de um ano. Primeiro em set/20 e segundo em maio/21, ou seja, em 09 meses, dois aumentos.” Na reclamação, ela chega a incluir os 8 números de protocolos resultantes de atendimentos com a operadora, sendo que até o momento não obteve resposta.

A falta de clareza e transparência das empresas de plano de saúde é perceptível em várias reclamações. Um outro conveniado do Rio de Janeiro alega que também teve 2 reajustes em menos de um ano, apesar da operadora negar: “Aumentou 100,00 no valor do meu plano de saúde, e no e-mail que vocês me mandaram vem dizendo que o valor foi um pouco mais alto porque ano passado não teve reajuste, sendo que teve sim. Gostaria que vocês me esclarecessem por gentileza em relação ao aumento.”

Justificativas

Em geral, as empresas de plano de saúde alegam o mesmo que foi dito ao consumidor da reclamação acima: como no ano passado não houve reajuste por conta da pandemia, o valor estaria sendo compensado em 2021. A Agência Nacional de Saúde (ANS) de fato vetou que aumentos fossem realizados em 2020. No entanto, em consequência, o valor pago este ano subiu muito. Em outros casos, conveniados foram cobrados por 2 reajustes em um curto espaço de tempo.

Leia também: Na pandemia, consumidor paga mais por plano de saúde e operadoras têm lucro recorde (https://noticias.reclameaqui.com.br/noticias/na-pandemia-consumidor-paga-mais-por-plano-de-saude-e-operad_4134/)

    

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