Ovos comprados no RJ foram importados da China e eram de plástico. Será?

Consumidora insatisfeita com a qualidade dos ovos comprados diz que é de plástico

Reprodução

Nesta última segunda-feira (25), relatos e denúncias que levantaram suspeitas sobre a qualidade da produção dos ovos consumidos no Brasil tomaram as redes sociais. Mas será que é tudo verdade o que estão dizendo por aí?

Uma consumidora insatisfeita com a qualidade dos ovos comprados em um supermercado na cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, gravou um vídeo em que reclama da textura e diz que o produto é feito de plástico. Em uma das publicações, com mais de 160 mil visualizações no Facebook, ela declara que o ovo foi importado da China.

Verdade ou mentira?

No entanto, a consumidora, que não se identifica no vídeo, não tinha como comprar um ovo produzido na China em um mercado, pois, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o Brasil não importa esse produto do país asiático. Não há registro de arrecadação do item "ovos de aves" nos dados divulgados pelo órgão que registra a balança comercial entre os dois países.

A informação de que o ovo foi feito de plástico por conta da textura que apresenta também não é verdadeira. Segundo Roberta Ribeiro, coordenadora do laboratório da Vigilância Sanitária do Rio, não se trata de consistência plástica, e sim de um ovo velho, que vai se liquefazendo.

A especialista ainda explica que como o ovo é poroso, com o tempo vai fazendo troca de gases com o ar ambiente e, depois que se liquefaz, a água começa a evaporar e faz com que a membrana que recobre o ovo internamente, formada por queratina, se resseque com o passar do tempo.

“Quando o ovo vai perdendo a sua densidade, com o seu conteúdo diminuindo, essa membrana resseca e fica mais próxima da gema. Isso acontece quando o produto vai ficando velho. Então parece que o ovo tenha uma consistência mais plástica”, ressalta a especialista.

O que a fornecedora diz?

A Perfa Alimentos, marca dos ovos citada no vídeo, por meio de nota, informa que "todas as granjas que abastecem o sistema de distribuição se localizam em território nacional e são acompanhadas e auditadas pelo SIF (Serviço de Inspeção Federal), ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária" e que estão tomando as medidas judiciais cabíveis para identificar os autores do vídeo e os responsáveis pela divulgação do mesmo.

Mas as indústrias chinesas já adulteraram ovos?

Possivelmente. Porque há alguns anos são publicadas denúncias na imprensa de que indústrias chinesas usam produtos químicos para adulterar a produção desse tipo de produto. Apesar disso, como já explicado, o Brasil não importa este tipo de produto do país asiático.

Uma reportagem publicada pela revista Time, em 2012, relata que a primeira vez que os ovos falsos surgiram foi ainda nos anos 1990. Desde então, eventualmente a mesma informação é publicada, muitas vezes junto de um compilado de outros produtos alimentícios produzidos no país.

Outra reportagem, publicada pela revista Superinteressante nesta semana, também relata que os ovos feitos de produtos como gelatina, resina e até gesso são um golpe comum na China.

Leia: Pesquisa aponta contaminação em 90% de saladas prontas de delivery e fast food

Fonte: G1

Faça um comentário