O que é mais importante na hora de comprar na Black Friday? Descubra!
Em pesquisa do Reclame AQUI, fatores como atendimento, reputação, valor do frete e tempo de entrega crescem em relevância a cada ano
- Autor: Ana Paula Cardoso
![](https://noticias.reclameaqui.com.br/uploads/2020/11/175305663.jpg)
Para você, o que é mais importante na hora de fazer uma compra durante a Black Friday? Para os consumidores que responderam à pesquisa do Reclame AQUI, é descontos e promoções de verdade. Em 2020, 89,79% concordam neste aspecto. Mas de 2019 para cá, quatro fatores tiveram um crescimento significativo na avaliação do consumidor: atendimento, valor do frete, tempo de entrega e reputação de marca.
Como todos os anos, o Reclame AQUi realiza uma pesquisa com seus consumidores para entender quais as intenções de compra na Black Friday e como está o grau de confiança e entendimento e preparação para a data. Este ano, a pesquisa teve a participação de 2.500 consumidores e foi aplicada de 28 de outubro a 4 de novembro*.
Na pesquisa, o Reclame AQUI perguntou: “Numa escala a de 0 a 5, qual fator é importante para você na hora da compra durante a Black Friday?”. Em relação a 2019, Atendimento teve um aumento de 30,14 pontos percentuais em 2020; já Valor do Frete, 22,59 pontos percentuais, Tempo de Entrega, 21,63 pontos percentuais a mais e Reputação, um aumento de 16,13 pontos percentuais.
Quanto mais pesquisas, menos erros na hora de comprar
Os números mostram consumidores mais interessados em pesquisar e mais atentos ao que as marcas “prometem” ao anunciar suas ofertas. Esse comportamento evitar que caiam em golpes como a “metade do dobro”, fiquem atentos ao finalizar a compra, verificarem se o frete é mais alto que o valor da mercadoria e se informar se o histórico da marca é de cumprir o prazo de entrega.
“Os consumidores têm estado, a cada ano, mais e mais atentos a isso. O que é ótimo. A Black Friday é um momento sim de o consumidor exigir uma boa experiência de compra completa e ter um atendimento de qualidade. Outra coisa é a reputação. E nesse quesito o Reclame AQUI é um porto seguro. Para essa Black Friday estamos lançando o Confie AQUI. Essa ferramenta é mais do que um comparador de preços, é um ponto de convergência de todas as informações que o consumidor precisa ter para tomar sua decisão ao comprar. Estamos dando mais informações e segurança para o consumidor, com a credibilidade do Reclame AQUI”, analisa o fundador do Reclame AQUI, Mauricio Vargas.
Leia também: Consumidores precavidos: 62,66% já começaram a pesquisar preços dos produtos