Mais uma marca encerra vendas de produtos no Brasil: a Sony. Saiba os seus direitos

TVs, câmeras e itens de áudio não serão mais comercializados no país, o que pode causar dúvidas nos consumidores

Reclame AQUI

Após a decisão da Ford de encerrar atividades de suas fábricas no Brasil, agora foi a Sony que anunciou esta semana, em um comunicado, que deixará de vender TVs e outros produtos no país até o fim de março. Em sua mensagem, a empresa reforça o que foi divulgado em setembro de 2020, de que fecharia sua fábrica de TVs, câmeras e áudio.

Na mensagem, a marca salienta que, apesar de parar a venda dessas categorias de produtos eletrônicos, ela manterá “a alta qualidade de pós-venda e suporte de reparo para todos os produtos sob nossa responsabilidade comercial pelo tempo necessário”. Mas qual seria esse “tempo necessário”? O que você pode fazer se tiver um defeito em um desses itens? Vamos ver o que o Código de Defesa do Consumidor garante.

Seus direitos

A empresa precisa divulgar de forma acessível as assistências técnicas que continuam atendendo aos consumidores. No comunicado, a Sony deixa claro o site para suporte e os telefones de atendimento nas capitais e outras localidades. Isso significa que a marca vai manter o apoio a eventuais problemas dos seus clientes, o que também indica que continuará a disponibilizar peças de reposição. 

O CDC determina, no parágrafo único do seu artigo 32, “Cessadas a produção ou importação [de produtos], a oferta [de peças de reposição] deverá ser mantida por período razoável de tempo, na forma da lei." Apesar do prazo para disponibilidade desses itens não ser estipulado com precisão, em geral entende-se que deve ser de acordo com o tempo de vida útil de cada produto.

Caso ainda o consumidor precise tomar providências legais, a Sony ainda terá escritório no Brasil. Ou seja, a empresa responderá ainda processos judiciais que possam surgir, incluindo danos causados a consumidores. Ainda assim, é preferível, antes de recorrer a essas medidas, tentar resolver seu problema abrindo uma reclamação com a marca no Reclame AQUI. Assim você pode encontrar soluções mais rápidas, que podem já resolver a sua situação antes de precisar passar por um longo processo judicial.

Com informações do UOL Notícias

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