A Ford saiu do Brasil: o que isso significa para os proprietários de veículos

Com o fechamento das fábricas, consumidores devem ficar atentos para serviços de manutenção e fornecimento de autopeças

Reclame AQUI

Parece que todo mundo foi pego de surpresa, mas nessa segunda-feira (11), a Ford anunciou que encerrará este ano a operação de suas fábricas no Brasil, após 100 anos de presença no país. Diante disso, muitos consumidores proprietários de veículos e futuros compradores devem estar se perguntando: e como eu fico?

O que mais deve estar preocupando o consumidor é a assistência para quem já tem carros da Ford. Mas mesmo com o fim das fábricas a empresa continua sendo responsável por dar suporte aos proprietários de seus veículos. 

 

Manutenção e serviços

O Código de Defesa do Consumidor prevê em seu artigo 18 que o fornecedor responde pela reposição de produtos duráveis ou não duráveis que apresentem algum defeito (chamado de “vício” no texto da CDC). Isso significa que, no caso de automóveis, que têm uma vida útil bastante longa, é preciso que a disponibilização de peças, por exemplo, seja de acordo com esse prazo de uso do produto. 

De todo modo, em seu comunicado a Ford garantiu que “mantém assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia para seus clientes”. É importante ressaltar também que seu Centro de Desenvolvimento de Produtos, localizado na Bahia, também permanecerá. Ainda assim, não se sabe ainda se haverá impacto no valor dessa assistência, caso as autopeças também precisem vir das montadoras presentes nos países vizinhos. 

Há uma esperança a longo prazo, no entanto, que pode evitar um encarecimento desses serviços. Em 2019, o Brasil e a Argentina fecharam um acordo para o livre-comércio de veículos e autopeças, uma vez que o segmento de automóveis era um dos poucos que ainda não era beneficiado pelo Mercosul. No entanto, essa resolução só passa a valer em 2029. 

O Reclame AQUI vai ficar de olho, como sempre, para casos de abusos ou problemas que os consumidores da Ford possam vir a ter. Se você se sentir lesado de alguma forma e enfrentar dificuldades principalmente na hora de conseguir um conserto ou outro tipo de assistência, basta fazer o alerta no Reclame AQUI


O que a Ford anunciou esta semana

As fábricas da Ford que terão suas atividades suspensas são a de Camaçari (BA), que produzia os modelos Ka, Ka Sedan e EcoSport; a de Taubaté (SP), responsável por motores e transmissões; e a de Horizonte (CE), que fabrica a Troller. 

Conforme comunicado oficial da empresa, esses carros continuarão a ser vendidos no país até se encerrarem seus estoques, por isso, quem quiser comprá-los deve aproveitar o momento, já que esses modelos podem eventualmente entrar em promoção para liquidar a frota.

Apesar disso, a Ford, ainda em seu comunicado, afirma que seguirá lançando automóveis no país e vendendo outros veículos do seu portfólio, uma vez que suas concessionárias continuarão a operar no Brasil. No entanto, quem quiser adquirir esses  carros provavelmente terá que pagar um preço mais salgado, pois eles serão importados das fábricas que continuam em atividade na Argentina e no Uruguai.

Confira na íntegra o comunicado da Ford clicando aqui!

Com informações do R7, Correio Braziliense e Auto Esporte.

Faça um comentário