Golpe usa Turma da Mônica para induzir crianças a exporem dados de cartões dos pais

Criminosos pedem às crianças informarem o “número do cartão de crédito da mamãe”, “os 3 numeruzinhos atrás” e a data de expiração

DIVULGAÇÃO/APPGUARDIAN

A Mauricio de Souza Produções emitiu um comunicado alertando pais e responsáveis sobre um novo golpe envolvendo a imagem da Turma da Mônica. Na mensagem que circula pelo WhatsApp, os personagens dos quadrinhos dizem estar buscando um “novo amigo” e pedem às crianças informarem o “número do cartão de crédito da mamãe”, “os 3 numeruzinhos atrás” e a data de expiração.

Apesar de a produtora dona da marca pedir para que o conteúdo não seja compartilhado, como evitar que as crianças com acesso às redes não sejam induzidas por postagens fraudulentas como essa?

Diálogo entre pais e filhos

Para se conectar melhor com a garotada é essencial que os pais saibam o que eles andam fazendo na internet e fora dela também. Uma dica importante: procure saber quais são os youtubers que seu filho mais curte, além de hobbies, gostos musicais e quais séries e programas ele gosta de assistir. 

Não deixe de passar um tempo com seu filho e procure estar sempre atento às suas atividades (online e offline). Vale sempre alertá-los a nunca enviarem dados pessoais, informações de cartões de crédito, fotos a estranhos.

Limite os horários de conexão

Outra dica é estipular limites de horário para as crianças ficarem conectadas. É preciso ficar atento ao tempo que passam em seus quartos só usando celular. Educadores e psicólogos garantem que o quarto trancado é um dos maiores perigos de hoje em dia, já que na web a criança pode ter acesso a conteúdo inapropriados e, muitas vezes, perigosos.

Alerte-os

Nos dias de hoje, diversos golpes envolvendo marcas são comuns circularem pelas redes sociais, principalmente pelo WhatsApp. Então, alerte as crianças sobre essas fraudes. Dê exemplos, mostre a eles situações em que criminosos enganaram outras pessoas. E fale sobre a importância de se atentar às situações online e offline.

Já leu? Você preza pela segurança das suas contas nas redes sociais?

Fonte: Destak

Faça um comentário