Está de viagem marcada? Companhias aéreas orientam sobre voos ao Chile

Passageiros devem entrar em contato com cada empresa para verificar o status do voo e a necessidade de remarcação ou cancelamento

Site Mundi Blog

Os protestos em Santiago, capital do Chile, e cidades do interior deste o final de semana, têm provocado o cancelamento ou atraso de voos tanto do Chile para o Brasil, quanto do Brasil para o Chile. Por conta disso, as companhias aéreas têm divulgado informações em seus sites e redes sociais para que os passageiros com viagens marcadas possam remarcar ou cancelar.

A violência nas ruas dificulta também que turistas deixem apartamentos e hotéis para ir até o aeroporto. O governo chileno instituiu um toque de recolher na capital, e por isso, para ir até o aeroporto de Santiago, os passageiros precisam apresentar seu cartão de embarque como salvo-conduto às autoridades. Da mesma forma, ao chegar à capital chilena, um salvo-conduto é entregue para a saída do terminal. Familiares ou pessoas que busquem passageiros devem solicitar salvo-condutos nas delegacias.

O Reclame AQUI reuniu o posicionamento e as orientações das companhias aéreas que atuam entre os dois países para ajudar a orientar os passageiros.

O que dizem as companhias aéreas

Em seu site, a LATAM comunica que decidiu estender sua flexibilidade comercial, oferecendo a todos os passageiros que tenham viagens programadas com origem ou destino aeroportos do Chile, entre 21 e 24 de outubro, a possibilidade de alterar sua viagem.

A Latam recomenda que os passageiros confiram as situações dos seus voos no site da companhia antes de ir até o aeroporto. Em caso de voo cancelado, orienta  que remarquem sua viagem por meio do site da companhia, na seção Reprograme seu voo.

Sky Airline, aérea low cost chilena, também teve voos afetados pelos protestos. A companhia também vai permitir a remarcação gratuita desses voos, ou a devolução de 100% do valor da tarifa. Em seu Facebook, a empresa diz que “Entendemos a situação complicada de alguns passageiros e vamos ajudá-los a todos. Por favor, não se aproxime do aeroporto se o seu voo não estiver confirmado. Entre em contato com Rio de Janeiro: (+55 21) 3958 8200-São Paulo:(+55 11) 4949 0900 para confirmar o status do seu voo.”

Já a GOL afirmou que apesar de não haver cancelamento de voos e nem atrasos, alguns trechos podem ter os horários alterados. Caso aconteça, os passageiros serão notificados.

Consulado do Brasil no Chile divulga orientações 

Para orientar melhor os viajantes, em seu site, o consulado-Geral do Brasil no Chile publicou orientações  que podem ajudar quanto a deslocamento e comportamento nesse período. Confira:

  • Siga as orientações das autoridades locais;
  • Verifique o estado de seus voos antes de se dirigirem ao aeroporto e, em caso de cancelamentos, reagendar os bilhetes diretamente com as companhias aéreas;
  • Acompanhe as redes sociais oficiais dos aeroportos e companhias aéreas para obter informações e instruções atualizadas; e
  • Em caso de voos noturnos não cancelados, na hipótese de decretação de toque de recolher, deslocar-se ao aeroporto antes do início da restrição de movimentação

O que acontece no Chile?

Os protestos no Chile já causaram mortes, prisões e autoridades militares instituíram um toque de recolher. A motivação dos protestos foi um aumento de CLP $ 30 (cerca de R$ 0,20) nas tarifas do metrô. Além de estações atacadas e fechadas, o comércio tem sido saqueado. Apesar de o presidente do país, Sebastián Piñera, ter suspendido o reajuste de tarifa, os protestos não pararam.  

Fonte: 6 Minutos/G1/Destak

Já leu essa? Pretende cancelar viagem ao Nordeste em razão do vazamento de óleo? Saiba o que fazer

Leia tudo sobre

Aeroportos Cias Aéreas Dicas Feed

Faça um comentário