E-commerce enfrenta aumento de 34% nas reclamações sobre atraso na entrega

Mais de 90 mil queixas foram registradas no primeiro trimestre de 2018

franky242

Comprar produtos pela internet tem suas vantagens, mas também envolve riscos. Um dos maiores desafios enfrentados para qualquer empresa de e-commerce é a logística de distribuição dos produtos comprados pelos clientes, seja por conta de problemas de segurança, pela própria extensão territorial que faz a entrega ser mais demorada ou pelas greves nos Correios.

No primeiro trimestre de 2017, foram registradas quase 70 mil reclamações sobre atraso na entrega no ReclameAQUI. Em comparação a 2018, as queixas sofreram um aumento de 34%, com mais de 90 mil reclamações registradas no mesmo período.

Em Brasília, um consumidor reclama que já faz cinco meses que seus móveis não chegam. “No dia 18 de abril, quase 5 meses após a aprovação do pedido, recebi um e-mail que dizia haver uma ocorrência que impede a entrega”, diz o consumidor insatisfeito.

Um consumidor do Rio de Janeiro relatou no ReclameAQUI que se sentiu constrangido por não receber, no prazo estimado pela empresa, o smartphone comprado através da internet. “Esse pedido seria um presente de aniversário para minha esposa. Neste período, recebi diversos e-mails da loja onde comprei o produto, mas nunca me dão uma solução”, ressalta o cliente.

De quem é a culpa?

Muitas vezes, as lojas virtuais explicam aos consumidores que a demora na entrega se deve ao atraso dos Correios. Mas você sabia que o fornecedor do produto é tão responsável quanto o entregador da encomenda final? Ele responde pelo parceiro logístico que seleciona para fazer a entrega.

Embora o consumidor não assine um contrato fisicamente, a entrega é um serviço que está embutida no contrato de compra e venda no momento em que o cliente efetua o pagamento. Se a empresa atrasa a encomenda, ela já infringiu o Código de Defesa do Consumidor. Portanto, é uma quebra contratual.  

Caso o consumidor sinta-se lesado de alguma forma, ele pode procurar a empresa ou o parceiro logístico para obter uma explicação e até mesmo ser ressarcido, ou abrir uma reclamação no ReclameAQUI.

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