De chocolate a toalhas: veja produtos mais procurados na Black Friday 2021

Veja os produtos mais procurados pelos consumidores na Black Friday 2021! Bens não duráveis e mais baratos ganham espaço no período de compra

Reclame AQUI

A Black Friday é um evento mais que notável para o Reclame AQUI, todos os anos o número de reclamações cresce significativamente durante o período de promoções, assim como os acessos de consumidores pesquisando no site antes de comprar. E desde o início do monitoramento do grande evento, às 12h de quarta-feira (24/11) até as 12h desta sexta-feira (26/11), os consumidores já fizeram 6.966 reclamações no site. O volume é 20% maior em relação ao mesmo período de 2020.   

Porém, diferente dos últimos anos, houve o surgimento de reclamações sobre produtos de consumo como shampoo, perfume e itens de hipermercado, ou seja, bens não duráveis e mais baratos. Seguindo esta linha, observamos que duas companhias estrearam no ranking de empresas mais reclamadas na Black Friday, a Etna, que apresentou queixas relacionadas a mercadorias como toalhas, cobertores e tapetes, e a Amazon, sobre livros e coleções. Já a Americanas Marketplace disparou em reclamações sobre chocolate e bombons, e não eletrodomésticos ou eletroeletrônicos como normalmente.Este comportamento do consumidor corresponde à ausência de grandes promoções e descontos oferecidos pelas empresas, e essencialmente, por ecommerces renomados. Segundo pesquisa recente realizada pelo Reclame AQUI com mais de 700 empresas, 33% delas afirmaram que a média de desconto oferecido para a Black deste ano seria de apenas 10% a 20%. 

 

Consumidor avisou que não ia comprar  

Pesquisas realizadas recentemente pelo Reclame AQUI confirmam que muito antes do período de promoções começar, a maioria dos consumidores já davam indícios de que não iam se arriscar com despesas durante o evento. 53% de mais de 30 mil entrevistados afirmaram que NÃO pretendiam comprar, isto porque 43% deles consideram a Black como não confiável, com preços maquiados e descontos de Black "Fraude"  

“O Reclame AQUI acompanhou o comportamento de intenção de compra do consumidor brasileiro desde agosto. E agora, praticamente às vésperas da Black Friday, notamos um crescimento no percentual de participação na promoção, o que é natural por conta do aquecimento que as lojas começam a fazer. Entretanto, algo nos chamou a atenção este ano: a falta de confiança na Black Friday por considerar os preços maquiados e a promoção uma “Black Fraude”, isso é mais de 43%." Felipe Paniago - CMO no Reclame AQUI

 Portanto, era de se esperar que as compras por impulso seriam mais presentes durante o período, assim que as empresas oferecessem promoções interessantes. Infelizmente, o consumidor não encontrou o que procurava, e aproveitou para adquirir produtos do dia a dia sem aumentar seu custo mensal. 
 

 Desemprego e inflação  

 Outro indicador para este comportamento é a situação econômica atual do país, com o alto nível de desemprego e inflação e juros mais altos, é de se esperar que o comércio se frustre com um faturamento bem menor para o final do ano em relação às Blacks anteriores. Afinal, o Brasil registrou 13,7 milhões de desempregados no trimestre encerrado em agosto de 2021 (junho, julho e agosto) e a 4ª maior taxa de desemprego do mundo.   

“Estamos vivendo a Black Friday da mercearia, o que deixa claro o momento inflacionário e difícil para as empresas e ainda mais para o consumidor. Itens de mercearia e higiene, por exemplo, são os únicos que restaram aos consumidores para buscar descontos reais, mostrando o momento contundente de inflação. De um lado estão as empresas sem conseguir fazer promoções, e do outro, os consumidores sem dinheiro” - CEO do Reclame AQUI, Edu Neves.

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