Black Friday 2021: Reclamações crescem 20% até meio-dia desta sexta-feira (26/11) no Reclame AQUI

Itens de mercearia continuam despontando nas preferências dos consumidores brasileiros

Reclame AQUI

O monitoramento do Reclame AQUI na Black Friday completa 48 horas. Das 12h de quarta-feira (24/11) até as 12h desta sexta-feira (26/11), os consumidores já fizeram 6.966 reclamações no site. O volume é 20% maior em relação ao mesmo período de 2020.

Nos rankings de reclamação em relação a produtos, empresas e problemas, está refletido o comportamento do consumidor. Quem lidera o ranking de empresas mais reclamadas são os grandes e-commerces, com boas reputações e que mais solucionam as reclamações dentro do Reclame AQUI.


Dica: pesquise sempre a reputação antes de comprar


O CMO do Reclame AQUI, Felipe Paniago, chama a atenção dos consumidores na hora da compra: pesquisar a reputação das empresas antes de comprar. “Empresas com boas reputações dão mais segurança e confiança ao consumidor, já que estão melhor preparadas para atendê-los em caso de algum problema na venda”.

Além disso, as empresas deste ano também retratam os tipos de produtos no foco do consumo. Diferente do ano anterior, empresas de meios de pagamento ainda não compõem o ranking de empresas mais reclamadas. E, apesar do grande volume de vendas e estarem no radar dos consumidores em datas anteriores, os e-commerces chineses não ganharam a preferência na Black Friday.

 

Itens de mercearia continuam despontando na preferência dos consumidores

Já em relação a produtos, apesar da linha branca continuar no gosto do consumidor, como fritadeiras elétricas, este ano o que se vê são produtos de mercearia como chocolate e outros itens de bombonière, além de limpeza e higiene como shampoo, desodorante, lenços umedecidos, e produtos para casa no carrinho de compra.

Mas esta Black Friday não repetiu a edição passada, quando móveis e artigos mais pesados para casa estiveram na mira. Em 2021, os consumidores têm buscado roupas de cama, mesa e banho - como travesseiros, edredons, toalhas - e baldinhos de gelo.

E com esse perfil de menor volume, os itens escolhidos pelos consumidores são de fácil entrega, como vem sendo trabalhado pelas lojas online. O alto volume na procura e consequente compra acaba gerando atraso na entrega, problema que se mantém no topo dos problemas da Black Friday 2021.

Confira os rankings:

 

 

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