Cuidado: tem golpe novo para clonar conta de WhatsApp!

Golpistas se identificam como assessores do fundador do Reclame AQUI, Mauricio Vargas, e enviam um código para confirmar presença em um evento inexistente

Reclame AQUI

O Reclame AQUI está sempre atento para informar os consumidores e desta vez alerta para um novo golpe. Nesta semana, uma nova denúncia foi feita ao Reclame AQUI: o nome do seu fundador e CEO Global, Mauricio Vargas, foi usado em tentativas de clonagem de contas no  WhatsApp.

Funciona assim: os golpistas telefonam para as vítimas, se identificam como assessores do Mauricio Vargas e afirmam que o contato é para confirmar a presença das vítimas em uma palestra que o presidente do Reclame AQUI fará. A pessoa aceitando, o golpista envia um código de confirmação que nada tem a ver com a palestra e pede para que a pessoa devolva. Assim pode clonar a conta de WhatsApp. É importante ressaltar que essa palestra não existe, não está marcada.

O consumidor que alertou o Reclame AQUI, explica que recebeu a ligação na segunda-feira (12/10) para uma palestra que aconteceria na terça-feira (13/10). Como não estava sabendo do evento, pediu mais informações.

“Eles não me deram detalhes dessa suposta palestra pelo telefone. A pessoa que me telefonou disse que as informações iriam em um convite que seria enviado por e-mail ou WhatsApp, eu escolheria por onde receber. Percebi que poderia ser um golpe e autorizei o repasse desse código para confirmar a palestra. Veio por WhatsApp pra clonar meu app. Então resolvi sacanear o cara e devolvi o código errado pra ele por SMS. Ele notou que estava inválido e eu disse que infelizmente ele não iria conseguir o que estava querendo. Depois encerrou a ligação”, explicou o consumidor que não caiu no golpe.

 


Confira sempre a origem das informações, links e códigos que recebe

 

O Reclame AQUI Notícias alerta para que os consumidores sempre desconfiem de ligações que considerem atípicas ou inesperadas de empresas, como foi esse caso relatado acima. Se considerar estranho, confira em uma fonte oficial, site, envie um e-mail pedindo informações e sempre cheque os canais de comunicação oficiais para ter certeza.

Cuidado com as armadilhas, assim como essa tentativa de golpe que o Reclame AQUI Notícias trouxe, usando a informação das palestras de Mauricio Vargas, outros contextos sociais são usados para enganar as pessoas, como a Covid-19.

O CTO do Reclame AQUI, Diego Campos, explica que “é necessário ter muito cuidado com telefonemas, a abertura de conteúdos que chegam por e-mail, redes sociais, WhatsApp pois são destinados ao cibercrime, como roubo de dados pessoais”.

Leia também: Com a pandemia, cibercrimes crescem 124% no mês de março no Brasil

Leia tudo sobre

Ciber crime Feed Fraude

Faça um comentário