Como anda o atendimento dos principais bancos físicos do país

Bancos registraram mais de 44 mil reclamações no Reclame AQUI nos últimos 4 meses

Reclame AQUI

De acordo com o ranking do Banco Central, os cinco maiores bancos do país, com mais de 40 milhões de clientes cada um, ainda são Bradesco, Santander, Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal.  

O Reclame AQUI Notícias analisou o comportamento destes cinco gigantes do mercado financeiro nos últimos 4 meses e constatou que os bancos somaram mais de 42,9 mil reclamações no Reclame AQUI. Entre estas queixas, o principal motivo de tanta insatisfação é cobrança indevida.

Em 2018, no mesmo período, foram mais de 45 mil relatos registrados na plataforma. O que significa que, comparado a 2019, as queixas sofreram uma queda de 4,7% e mantiveram suas reputações. Mas, somente, quatro aumentaram seus índices de solução. Veja no ranking!

*Nº de queixas apresentadas no ranking referentes a 1º de janeiro até 30 de abril;

*Reputações e índices de solução apresentados no ranking referentes aos últimos 6 meses;

Mudança no atendimento

Mesmo estagnados na reputação, os índices de solução mostram que os bancos físicos têm conseguido mudar a forma de atender seus clientes e usar o Reclame AQUI como ferramenta de melhorias.

Segundo o Banco Bradesco, além de melhorar a experiência do cliente e nos rankings de reclamações existentes, “entre outras ações adotadas, estão os constantes investimentos em treinamento do quadro de colaboradores e em infraestrutura”.

O Santander também afirma que a instituição tem trabalhado continuamente para prestar um ótimo serviço aos seus clientes. “O Banco Santander permanece com total empenho para prestar o melhor atendimento aos clientes e ressalta que disponibiliza outros canais de relacionamento e atendimento além das agências”.

Trabalhar na humanização do atendimento, buscando proximidade com o consumidor atual, mais exigente e crítico, informado e digital, é o objetivo do Banco do Brasil. "Ao responder a 100% das manifestações do RA, possui o menor tempo de resposta em comparação com os grandes bancos. Atualmente, o BB é o banco, entre os maiores do país, com nota mais alta no índice “Voltaria a Fazer Negócio”. Mais do que atender, nos relacionamos e cuidamos do que é valioso para as pessoas", disse a instituição por nota. 

O Itaú revelou que “o cliente está no centro da nossa proposta de valor” e que também está focado em aumentar a satisfação dos clientes. “Os resultados demonstram que estamos no caminho certo e continuaremos buscando novas oportunidades em 2019”.

Já a Caixa Econômica Federal, em nota, diz que "utiliza as demandas registradas pelos clientes para a melhoria constante de seus processos, serviços e produtos. Periodicamente, o feedback dos consumidores auxilia na implantação de ações de correção pelas áreas gestoras, com o objetivo de melhorar os canais presenciais e digitais de atendimento, priorizar a redução das reclamações em todos os canais, internos e externos".

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