60% dos brasileiros não sabem o que são reviews, aponta pesquisa do Reclame AQUI

Somente 45% dos consumidores deixam comentários sobre suas experiências

Reclame AQUI

Uma nova pesquisa do Reclame AQUI aponta que 60% dos brasileiros não sabem o que são reviews. Cedido com exclusividade à Pequenas Empresas & Grandes Negócios, estudo também mostrou que somente 45% dos consumidores costumam deixar comentários sobre suas experiências.

A pesquisa, divulgada no site do Reclame AQUI, contou com cerca de 13 mil respostas. Os dados mostram que o termo “review”, por si só, não é familiar para os brasileiros. Como apontado, 60,8% não sabem o que significa, enquanto 39,2% sabem.

O número muda quando o termo é explicado, entretanto. Sob o informe “Os reviews são opiniões e avaliações deixadas por consumidores em sites de produtos e serviços. Você costuma ler os reviews publicados antes de comprar?”, o resultado é bem diferente.

Com base no conceito apresentado no questionamento da pesquisa, 74,1% disseram que costumam ler, contra 25,9% não. De acordo com o instituto, é preciso “aculturar” o consumidor brasileiro nessa questão. “Há uma necessidade urgente de educar o consumidor quanto ao termo”, diz o estudo.

Outra questão importante é que 48% dos consumidores não percebem se o comentário feito foi ou não apagado. A pesquisa também aponta que cerca de 15% dos participantes já tiveram reviews não publicados ou apagados. Para Mauricio Vargas, CEO Global do Reclame AQUI, um review pode mudar a opinião de compra de um consumidor. “Estamos imersos em uma cultura de valorizar os comentários positivos”, diz, em nota exclusiva à PEGN.

Vargas também afirmou que existem cerca de 27% de falsas opiniões de produtos na internet. “As empresas precisam perceber a gravidade que é permitir que se publique reviews falsos ou mesmo excluir comentários negativos.”

Na sua visão, a avaliação do consumidor representa o fechamento do ciclo de compra, que vai desde a venda até o pós-atendimento. Abaixo, confira os dados da pesquisa do Reclame AQUI.

1. Você sabe o que são reviews?
Sim - 39,2%
Não - 60,8%

2. Os reviews são opiniões e avaliações deixadas por consumidores em sites de produtos e serviços. Você costuma ler os reviews publicados antes de comprar?
Sim - 74,1%
Não - 25,9%

3. Costuma deixar reviews das suas experiências de compra?
Sim, costumo - 45,1%
Não costumo - 54,9%

4. E se apagarem o seu review, deixaria uma reclamação no Reclame AQUI?
Sim - 77,6%
Não - 22,4%

5. O review que você lê influencia na sua compra?
Muito - 62,2%
Parcialmente - 23%
Pouco - 5,6%
Nada - 9,1%

6. Você considera os reviews:
Muito confiáveis - 15%
Confiáveis - 65,4%
Pouco confiáveis - 13,4%
Nada confiáveis - 6,2%

7. Você acredita que existem reviews positivos falsos?
Sim - 87,2%
Não - 12,8%

8. Se você descobrisse que um review positivo é falso, qual seria sua primeira atitude?
Procuraria mais reviews para tomar uma decisão - 47,4%
Deixaria de comprar aquele produto na mesma hora - 21,3%
Deixaria de comprar naquela loja - 28,3%
Compraria mesmo assim - 3,1%

Já leu? Reclamações sobre Bilhete Único aumentam 22% em 2019

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Leia tudo sobre

Feed Pesquisa

Faça um comentário