Reclamações sobre Bilhete Único aumentam 22% em 2019

Cartão de estudante e problemas na recarga são principais motivos das reclamações

Vinicius Pereira

No mês de janeiro, muitos alunos vão atrás da renovação do Bilhete Único de estudante para pagar somente metade da tarifa no transporte público. E este é o principal motivo de queixas no Reclame AQUI sobre o cartão.

No período de 1 a 31 de janeiro de 2019, foram 652 queixas no site sobre o Bilhete Único. Em relação ao mesmo período de 2018, o aumento foi de 22%, quando foram registradas 534. No mesmo mês de 2017, o número foi ainda menor, 249.

Um estudante de São Paulo, por exemplo, relatou que sua faculdade enviou ou dados para renovação do bilhete no dia 27 de janeiro, mas até hoje o cadastro não foi atualizado, nem o boleto gerado pela SPTrans. “Estou perdendo aula, pois voltaram dia 11/02, e eu sou bolsista pelo ProUni com direito a gratuidade, moro longe e não tenho condições de ficar pagando condução”, reclamou.

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Durante todo ano de 2018, foram contabilizadas 5.413 reclamações, enquanto que em 2017 foram 4.703, um aumento de 15%.

Motivos das reclamações

O Bilhete Único de estudante liderou as queixas no site em 2018, contabilizando 21,2% do volume total, seguido de problemas na recarga (19,4%), cancelamento (18%), cobrança indevida (14,1%) e mau atendimento (8,4%).

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