Você sabia? O Reclame AQUI pode editar sua reclamação para te proteger

Em casos específicos, reclamações no site podem ter partes suprimidas para evitar complicações para o consumidor

Reclame AQUI

O Reclame AQUI acredita que a relação entre consumidor e empresa deve ser a mais transparente possível. Por isso as reclamações ficam públicas no site para qualquer um ver, fazendo com que a marca atenda o seu cliente da melhor forma, e ainda mostrando a outros consumidores como a empresa resolve seus problemas e se é confiável ou não.

Justamente por prezar pela transparência, o Reclame AQUI acha importante esclarecer os motivos que levam uma reclamação a ser editada, até porque essa ação tem a ver com o fatos delas serem públicas e só é realizada para proteger o consumidor. Em geral, trechos das reclamações podem ser suprimidos em dois casos, e vão aparecer com o texto “[editado pelo Reclame AQUI]”. Confira:

1. O reclamante usou xingamentos, ofensas e acusações

É normal a raiva subir à cabeça quando se está enfrentando um problema que se arrasta por muito tempo ou que causa grandes prejuízos. Mas isso não dá a ninguém o direito de usar palavras de baixo calão, inclusive porque o atendente que vai responder a reclamação muitas vezes não tem relação direta com o problema.

Portanto, para manter a conversa num tom civilizado, o Reclame AQUI assume a responsabilidade de editar os trechos com xingamentos e outras formas de ofensa. Isso inclui acusações, como afirmar que a empresa “roubou” ou “deu um golpe”. Essas são imputações de crimes que o consumidor não tem como provar por meio de uma reclamação, e caso acredite que foi realmente lesado, o mais indicado é buscar as vias legais.

Além disso, essas edições são feitas para também proteger o reclamante. O uso de xingamentos e falsas acusações podem levar a processos judiciais e mais complicações para o consumidor. Então, por mais que a situação cause indignação, é importante manter o respeito e tentar explicar o caso sem recorrer a ofensas.

2. O reclamante expôs dados pessoais

Na vontade de resolver logo o problema, pode ser que o consumidor acabe colocando em sua reclamação dados sigilosos, como seu número de cartão de crédito, CPF, telefone ou endereço. A empresa também pode não intencionalmente publicar essas informações, que vão ser sempre editadas pelo Reclame AQUI, mais uma vez para proteger o usuário do site.

O nome completo, seja do próprio consumidor, ou de um vendedor, gerente ou representante da empresa, também é considerado um dado sensível. Isso porque o Reclame AQUI trata de relações comerciais, e não pessoais, portanto é considerado que as pessoas envolvidas têm o direito ao anonimato.

Então, como já foi dito, as reclamações ficam públicas, portanto, esses dados poderiam ser facilmente acessados por qualquer pessoa. É por isso que este é mais um dos casos que requerem a interferência do Reclame AQUI, que vai suprimir os trechos da reclamação que apresentem informações pessoais.

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