Veja se você se encaixa em um dos 3 perfis de consumidores da Black Friday

Saber o seu comportamento de compra pode ser revelador e te ajudar a ter mais cautela na hora de buscar as promoções

Reclame AQUI

Já parou pra perceber como você age quando está comprando? Identificar sua conduta nessas horas pode te auxiliar a repensar como se comporta nessas situações, principalmente no momento em que está diante de uma superoferta, como é o caso da Black Friday.

O Reclame AQUI Notícias traçou os 3 principais perfis de consumidores nessa data para te dar a chance de fazer uma jornada de autoconhecimento. Será que você se encaixa em algum desses casos?

Afobados

Esses são aqueles que saem clicando em tudo que veem pela frente. Recebeu um e-mail prometendo 90% de desconto em uma TV de LED? Pode ter certeza que o afobado vai atrás sem pensar duas vezes. Viu um post patrocinado no Instagram mostrando diversas promoções imperdíveis? Claro que esse consumidor vai querer comprar. Mas em uma época como a Black Friday, esse é um comportamento muito arriscado. Essas pessoas, por saírem comprando sem refletir e se certificar da veracidade das promoções, estão mais suscetíveis a golpes.

É preciso sempre ter um pé atrás antes de sair clicando em qualquer link, sejam aqueles recebidos por e-mail, redes sociais ou WhatsApp. Esses consumidores precisam pesquisar na internet e no Reclame AQUI se a loja que está oferecendo o desconto existe, se os preços fazem sentido e se ela tem a confiança de outras pessoas. Além disso, os afobados têm muito mais chance de se endividarem por comprarem de forma desenfreada. A Black Friday pode ser uma ótima oportunidade para adquirir produtos novos, mas é preciso ter consciência e ter certeza de que vai ser possível pagar por tudo.

Desconfiados

Nesse caso, o consumidor já segue a cartilha de cuidados e medidas de segurança defendida pelo Reclame AQUI. Ele muitas vezes evita até clicar em propagandas, mas, caso faça isso, procura identificar no site se ele pertence a uma empresa de verdade. O desconfiado confere se a URL está escrita da forma correta, sem caracteres trocados (tipo m4galu.com.br ao invés de magalu.com) e se tem o “https” indicando que é uma conexão segura.

Acima de tudo, o desconfiado pesquisa bastante. Ele procura no Reclame AQUI quais os principais problemas que outros consumidores enfrentam com a loja e busca saber como essas pessoas avaliaram o atendimento da empresa. Com essas e outras medidas, ele se sente mais seguro para escolher onde comprar, evitando maiores dores de cabeça pela frente.

Céticos 

Para alguns, a data não passa de uma Black “Fraude”, e não vale a pena de jeito nenhum sequer dar uma olhada nas lojas pra saber como estão as promoções. Realmente, a data não tem uma boa fama em sua versão brasileira. Só que esses consumidores podem estar deixando de aproveitar alguns descontos realmente genuínos. Como o Reclame AQUI Notícias já mostrou por aqui, é possível curtir a data com segurança.

Pra começar, o próprio Reclame AQUI é um grande aliado de quem pesquisa antes de comprar. O cético pode ficar mais confiante checando a reputação da loja em nossa plataforma, que é medida com base na avaliação de outros consumidores. Empresas com Bom, Ótimo e Selo RA 1000, por exemplo, têm mais confiança das pessoas. E para não cair em golpes e saber identificar se uma promoção é verdadeira, os céticos podem dar uma lida no Guia da compra segura na Black Friday, uma série de matérias preparadas pelo Reclame AQUI Notícias!

Faça um comentário