Veja quais os 5 melhores bancos brasileiros escolhidos pela Forbes
Confiança e atendimento ao cliente foram um dos requisitos para a classificação
- Autor: Beatriz Martins

Segundo o ranking World’s Best Banks 2019, elaborado pela Forbes, em parceria com a empresa de pesquisa de mercado Statista, o Nubank foi eleito a melhor instituição financeira do Brasil. A empresa, nos últimos seis meses, possui a reputação “Bom” no site do Reclame AQUI. Em segundo lugar, o Banco Inter e em terceiro o Neon Pagamentos.
Em vez de avaliar os balanços patrimoniais e as demonstrações de lucros e perdas, as instituições foram classificadas em outros diversos atributos, incluindo confiança, atendimento ao cliente, serviços digitais e consultoria financeira. Mais de 40 mil pessoas em 23 países avaliaram os bancos citados na lista completa.
Os melhores bancos do Brasil, segundo a Forbes
Classificação |
Instituição |
Sede |
Funcionários |
1º |
Nubank |
São Paulo |
850 |
2º |
Banco Inter |
Belo Horizonte |
1.026 |
3º |
Neon Pagamentos |
São Paulo |
200 |
4º |
Caixa Econômica |
Brasília |
86.334 |
5º |
Itaú Unibanco |
São Paulo |
82.640 |
Os bancos mudaram e têm se adaptado
Os bancos globais experimentaram uma mudança radical na última década. As instituições têm mudado conforme os clientes têm mudado, e isso tem sido um desafio enorme para as empresas financeiras se adaptarem a essa nova indústria de forma tão rápida.
Para Mauricio Vargas, CEO Global do Reclame AQUI, não basta ter uma grande exposição da marca com propagandas bem produzidas e ações de marketing que ganham prêmios. “É preciso entender esse novo consumidor e construir momentos de confiança com ele. A forma como o cliente é tratado e como a empresa resolve seus problemas é o que determina o futuro dessa relação e do sucesso da marca”, afirma.
Em entrevista para a Forbes, o Diretor Global da ING Group – instituição financeira que oferece serviços de bancos, seguros e investimentos –, Ignacio Juliá Vilar, diz que “também vemos as diferenças entre os diferentes mercados se tornando mais finas, à medida que os comportamentos e expectativas dos clientes se tornam mais exigentes”.