Veja como cancelar as mensagens publicitárias de sua operadora
Determinação da Anatel garante que o cliente pode optar pelo não recebimento desses SMSs
- Autor: Letícia Gamero
![](https://noticias.reclameaqui.com.br/uploads/2017/05/863290610.jpg)
Uma determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) deixa claro que os clientes de operadoras de telefonia móvel têm direito a optar pelo não-recebimento de SMSs de cunho publicitário.
Os contratos de serviço também devem apresentar uma cláusula para que o usuário assinale se quer ou não receber essas mensagens, e o descadastramento deve ser simples. A prestadora, por sua vez, só pode enviar mensagens publicitárias se o cliente tiver aceitado o recebimento esse tipo de comunicação previamente
Além disso, as empresas que enviam mensagens para os celulares dos usuários devem oferecer a possibilidade de cancelamento desse tipo de publicidade.
Como cancelar?
Quem não deseja receber esse tipo de SMS deve enviar a palavra "sair" para a sua operadora. Em até 24 horas, o serviço será cancelado. Cada uma possui um número diferente, veja:
A Nextel informou que o cancelamento das mensagens só pode ser feito entrando em contato com o atendimento da operadora.
O Reclame AQUI testou
Após enviar “Sair” para as operadoras Vivo, Claro e Oi, os usuários receberam prontamente uma mensagem automática avisando que as mensagens publicitárias estavam canceladas.
Já a Tim, apenas informou que um protocolo com a solicitação foi aberto.