Vai viajar no Carnaval? Analisamos as 5 principais empresas de aluguel de casas

Em 2018, foram 10,8 mil reclamações registradas pelos consumidores no Reclame AQUI

Reclame AQUI

O carnaval está chegando e com ele a procura por aluguel de casas ou apartamentos para essa temporada aumentam consideravelmente. Mas, todo cuidado é pouco. Nessa época do ano, muitos golpistas aproveitam esse tipo de serviço para ludibriar os clientes.

No site do Reclame AQUI, em 2018, 9,4% do total de reclamações das cinco principais empresas da categoria foram somente sobre propaganda enganosa. Ou seja, das mais de 10,8 mil queixas registradas na plataforma, 1.020 foram sobre este problema.

Um consumidor de São Paulo registrou uma reclamação contra o Alugue Temporada dizendo que fez uma reserva de uma casa para o carnaval, mas pagou um valor bem mais caro que o anunciado no site. “Passei todos os dados do cartão e agora 15 minutos depois recebi um e-mail que informava que havia tido um reajuste do valor de R$ 1.620,00 foi para R$ 3.733,00. Solicitei o cancelamento e entrei no site para cancelar a reserva, mas não tive retorno”.

Reclamações aumentaram 9,2% em um ano

Em comparação a 2017, quase todas as empresas aumentaram o número de reclamações. Somente o Airbnb e o TripAdvisor tiveram o número de queixas menor que o observado em 2017, quando 2.741 reclamações foram registradas na plataforma. As duas empresas somaram 2,6 mil insatisfações em 2018.

Em relação ao índice de solução das companhias citadas no ranking, todas tiveram alterações. Em um ano, a média de soluções de problemas dessas empresas caíram 7,7%. Assim como, algumas reputações também.

Principais motivos de reclamação

Estorno no valor pago, propaganda enganosa, cancelamento, cobrança duplicada e problemas na finalização da compra. Desde 2017, esses são alguns dos motivos de reclamações mais comuns feitos através do site do Reclame AQUI relacionados a aluguel de casas para temporada.

  • Estorno do valor pago (55%);
  • Propaganda enganosa (42,4%);
  • Cancelamento (14,9%);
  • Problemas na finalização da compra (10,7%);
  • Cobrança duplicada (10%).

O que fazer para não cair em golpes?

Nessa época do ano, muitos anúncios falsos de locação fazem com que os consumidores tomem prejuízos enormes, porque, na verdade, os imóveis não existem, não estão disponíveis para alugar ou são bem diferentes das fotos publicadas nos sites. Para não cair em alguma furada:

  • Opte pelos sites especializados;
  • Pesquisa a reputação da empresa no Reclame AQUI;
  • Desconfie de preços muito baixos;
  • Compare os valores empreendidos pela região;
  • Evite pagamento adiantado;
  • Veja se o imóvel realmente existe através de mapas digitais e comentários de outras pessoas;
  • Caso desconfie de algo, entre em contato com o proprietário e peça o documento oficial da residência;
  • Se houver qualquer atividade fraudulenta comprovada, tire prints de tudo e denuncie para que outras pessoas fiquem em alerta.

Já leu? Fique de olho nas empresas recém-cadastradas com mais queixas no Reclame AQUI

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