Uber: O Reclame AQUI foi em busca das respostas para as dúvidas dos consumidores, quer saber quais elas?

Uma das muitas discussões em voga atualmente gira em torno de um aplicativo que oferece a possibilidade de qualquer pessoa (devidamente cadastrada, checada e dona de um carro) ser motorista de outra pessoa durante um de seus percursos costumeiros. A novidade carrega diferentes opiniões entre os setores envolvidos (pauta que abordaremos logo mais) e muitas dúvidas em relação ao seu funcionamento. Pensando em dar o máximo de informação para o consumidor ser capaz de tomar a sua própria fomos falar com o pessoal do Uber, quer saber quais duvidas e respostas?

1 - Qualquer pessoa pode se cadastrar? Quais dados são necessários para isso?

 

Todos os motoristas passam por uma checagem de antecedentes nas esferas federal e estadual. Além disso, temos uma empresa terceirizada que checa em os estados se existe algum processo criminal aberto contra o aplicante. Ele também precisa ser um motorista profissional, ou seja, deve possuir carteira de motorista com licença para exercer atividade remunerada (EAR). É exigido ainda que o veículo tenha seguro que cubra o passageiro e o motorista. Além disso, após cada viagem, o motorista parceiro avalia o usuário e o usuário avalia o motorista parceiro, que precisa ter média 4,6 de 1 a 5 estrelas para continuar se manter com a Uber.

 

2 - Sobre a documentação do carro, há que se comprovar algo?

 

Sim. Todos os documentos dos carros são checados. É necessário apresentar a Certidão de Registro e Licenciamento do Veículo, Bilhete de DPVAT do ano corrente e pólice de seguro com cobertura APP (Acidentes Pessoais a Passageiros) a partir de R$50 mil por passageiro.

 

3 - Existem taxas para quem se cadastra no Uber? Para onde essas taxas são encaminhadas? O montante fica no Brasil ou vai para o exterior?

 

A Uber tem empresa legalmente constituída no Brasil está em dia com seus impostos. Além disso, cada motorista recolhe impostos de acordo com seus respectivos rendimentos. Cada motorista de UberBlack fica com 80% do valor dos viagens, e a Uber fica com 20% pelo uso da plataforma. É importante lembrar que os motoristas parceiros têm total flexibilidade de tempo para ganhar dinheiro usando a plataforma. Eles podem trabalhar apenas algumas horas, por já terem outros empregos e compromissos, e até podem ficar semanas sem conectar-se. Não existe diária. O motorista parceiro paga somente em cima das viagens realizadas. Além disso, o motorista de Uber paga IPVA e também paga o preço cheio do carro, sem o desconto de IPI e ICMS que taxistas têm. Todas as transações são feitas por cartão de crédito, o que garante transparência.

 

Veja também: Uber? Táxi? Conheça os motivos da discussão para tirar sua própria opinião!

 

4 - Como funciona a questão de segurança do consumidor? Se ele encontrar algum problema, como reclamar? Qual caminho da reclamação? Existe fiscalização dos prestadores de serviço?

 

A Uber conta com uma equipe dedicada exclusivamente ao atendimento ao usuário. Qualquer assunto referente a uma viagem ou motorista parceiro pode ser comentada pelo próprio aplicativo, ou então pelos e-mails de ajuda específicos para cada cidade. Por exemplo, caso o usuário não concorde com o caminho feito pelo motorista, ele pode colocar isso na avaliação da viagem e a equipe irá avaliar. Se for avaliado que não foi o melhor trajeto, o valor referente ao deslocamento extra pode ser estornado ao usuário.

 

O aplicativo também conta com camadas importantes de segurança. Um exemplo é que o motorista não tem acesso ao telefone do cliente e vice-versa. Desse modo, preserva-se a privacidade de ambos. Pelo aplicativo o passageiro também pode compartilhar com quem quer que seja o trajeto, o que permite que um terceiro acompanhe o caminho que está sendo feito pelo motorista e o exato momento de chegada do usuário ao destino. A Uber também garante que os passageiros viagem sem a necessidade de carregar dinheiro: como eles cadastram o cartão de crédito no aplicativo, o pagamento é feito direto, sem o uso de dinheiro.

 

Após cada viagem, o usuário precisa necessariamente dar uma nota para o motorista, de 1 a 5 estrelas e  essa avaliação feita pelos usuários e pelos motoristas é monitorada diariamente.Caso nota do motorista parceiro se mantenha abaixo da média (4.6), ele recebe um feedback da Uber, para que ele possa aprender e melhorar. Se mesmo assim ele se mantém com uma nota baixa, é desligado da plataforma. A média nacional é de 4.80, o que mostra que o usuário aprova o serviço. O motorista também dá uma nota para o passageiro após a viagem - caso sua nota se mantenha baixa, o próprio usuário também pode ser desligado da plataforma.

 

Caso o usuário tenha outras dúvidas de viagens anteriores, no próprio aplicativo ele pode encontrar seu histórico de viagens e pedir correções de rotas ou qualquer outro pedido. Atendemos também pelos nossos canais no Facebook, Twitter e Reclame Aqui.

 

5 - Se o consumidor esquecer algum objeto no carro ou acreditar ter sido furtado ou ainda o carro que ele se encontrar num acidente, o que fazer? Já houve casos do tipo? Como foram resolvidos?

 

Os usuários podem recuperar um item esquecido no carro de um motorista parceiro da Uber, ou tirar qualquer dúvida em relação a alguma viagem realizada, através do nosso sistema de ajuda. Assim que o usuário termina a viagem, ele recebe um e-mail com todas as informações da viagem, como trajeto percorrido, horário e preço. Nesse e-mail também consta uma área “Suporte Uber”. Clicando nessa opção o usuário tem diversas opções, como a de recuperar um item perdido. Além disso, Para todos os motoristas é exigido que o veículo tenha seguro que cubra tanto o motorista como o passageiro - seguro APP.

 

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