Tudo que você precisa saber sobre compras em marketplace
Reunimos algumas informações para você conhecer melhor como funcionam os grandes varejistas da internet
- Autor: Eduardo Garcia Rosa
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Se você alguma vez comprou pela internet, tem muitas chances de ter sido em um marketplace. Afinal, hoje os maiores varejistas do e-commerce usam esse modelo de negócio e vendem para todo o Brasil. E por que você deveria saber mais sobre o marketplace? Bom, se informar sobre como funcionam as operações nas vendas on-line pode te ajudar a escolher melhor na hora de comprar e no momento de exigir os seus direitos.
O que é o marketplace?
Pra resumir fácil: é como se os grandes sites de compras, que oferecem itens de diversas categorias diferentes, funcionassem como um shopping. Assim, vários vendedores usam o espaço para oferecer seus produtos e serviços.
Isso quer dizer que, quando você estiver comprando, não é exatamente daquele site que você está adquirindo o produto. É de um comerciante menor que anuncia sua mercadoria naquele ambiente virtual para ter mais visibilidade.
Como funciona?
Você deve estar se perguntando: se não é o site do marketplace que faz efetivamente a venda, como ele ganha dinheiro? Essas empresas de e-commerce recebem comissões para cada item comercializado em suas páginas da internet. Ou seja, uma parte do valor de todo produto que é comprado vai para o marketplace.
Em contrapartida, o lojista conta com o sistema do site para gerenciar pedidos, controlar as demandas, emitir nota fiscal, etc. Mas, por outro lado, é responsabilidade desse vendedor embalar o produto, etiquetar a remessa e providenciar o envio.
Em alguns casos, o produto precisa ser postado e entregue pelos Correios mesmo, ou outro serviço que o lojista consiga usar. No entanto, o marketplace também oferece apoio logístico, principalmente nas grandes cidades. Basta o vendedor deixar o item num ponto de coleta, que pode ser inclusive uma agência dos Correios, que a transportadora parceira do marketplace faz a entrega.
E se acontecer algum problema?
Todo mundo sabe que imprevistos podem acontecer. Então, será que você vai precisar lembrar do nome da loja de onde comprou o produto, no caso de um contratempo? Calma que é mais simples do que parece.
De acordo com a interpretação do Código de Defesa do Consumidor, quem deve intermediar a solução é o próprio marketplace.
Primeiro: entende-se que qualquer um que esteja lucrando com uma transação deve responder pelos prejuízos causados a terceiros. Como o site também ganha com a venda da loja hospedada em seu ambiente virtual, ela também tem responsabilidade pelos problemas.
Segundo: as normas do Código de Defesa do Consumidor são sustentadas pela “teoria da aparência”. Ou seja, a lei entende que deve ser responsabilizado quem está colocando a “cara” na relação de consumo.
Isso quer dizer que mesmo que o site não seja o vendedor de fato do produto, quem disponibiliza as informações, quem faz a publicidade e quem tem a marca estampada na página da internet é o dono do marketplace. Por isso, o consumidor associa a compra àquela empresa.
Então, vamos terminar com essa dica: se precisar reclamar de alguma compra feita em marketplace, busque no Reclame AQUI o nome do site que te vendeu o produto.