Tudo que você precisa saber sobre compras em marketplace

Reunimos algumas informações para você conhecer melhor como funcionam os grandes varejistas da internet

Reclame AQUI

Se você alguma vez comprou pela internet, tem muitas chances de ter sido em um marketplace. Afinal, hoje os maiores varejistas do e-commerce usam esse modelo de negócio e vendem para todo o Brasil. E por que você deveria saber mais sobre o marketplace? Bom, se informar sobre como funcionam as operações nas vendas on-line pode te ajudar a escolher melhor na hora de comprar e no momento de exigir os seus direitos.

O que é o marketplace?

Pra resumir fácil: é como se os grandes sites de compras, que oferecem itens de diversas categorias diferentes, funcionassem como um shopping. Assim, vários vendedores usam o espaço para oferecer seus produtos e serviços.

Isso quer dizer que, quando você estiver comprando, não é exatamente daquele site que você está adquirindo o produto. É de um comerciante menor que anuncia sua mercadoria naquele ambiente virtual para ter mais visibilidade.

Como funciona?

Você deve estar se perguntando: se não é o site do marketplace que faz efetivamente a venda, como ele ganha dinheiro? Essas empresas de e-commerce recebem comissões para cada item comercializado em suas páginas da internet. Ou seja, uma parte do valor de todo produto que é comprado vai para o marketplace.

Em contrapartida, o lojista conta com o sistema do site para gerenciar pedidos, controlar as demandas, emitir nota fiscal, etc. Mas, por outro lado, é responsabilidade desse vendedor embalar o produto, etiquetar a remessa e providenciar o envio.

Em alguns casos, o produto precisa ser postado e entregue pelos Correios mesmo, ou outro serviço que o lojista consiga usar. No entanto, o marketplace também oferece apoio logístico, principalmente nas grandes cidades. Basta o vendedor deixar o item num ponto de coleta, que pode ser inclusive uma agência dos Correios, que a transportadora parceira do marketplace faz a entrega.

E se acontecer algum problema?

Todo mundo sabe que imprevistos podem acontecer. Então, será que você vai precisar lembrar do nome da loja de onde comprou o produto, no caso de um contratempo? Calma que é mais simples do que parece.

De acordo com a interpretação do Código de Defesa do Consumidor, quem deve intermediar a solução é o próprio marketplace.

Primeiro: entende-se que qualquer um que esteja lucrando com uma transação deve responder pelos prejuízos causados a terceiros. Como o site também ganha com a venda da loja hospedada em seu ambiente virtual, ela também tem responsabilidade pelos problemas.

Segundo: as normas do Código de Defesa do Consumidor são sustentadas pela “teoria da aparência”. Ou seja, a lei entende que deve ser responsabilizado quem está colocando a “cara” na relação de consumo. 

Isso quer dizer que mesmo que o site não seja o vendedor de fato do produto, quem disponibiliza as informações, quem faz a publicidade e quem tem a marca estampada na página da internet é o dono do marketplace. Por isso, o consumidor associa a compra àquela empresa.

Então, vamos terminar com essa dica: se precisar reclamar de alguma compra feita em marketplace, busque no Reclame AQUI o nome do site que te vendeu o produto.

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