Site do ConecteSUS e página do Ministério da Saúde sofrem ataque hacker

Por enquanto, funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital estão indisponíveis

Reclame AQUI

O Ministério da Saúde sofreu, na madrugada desta sexta-feira (10/12) um ataque hacker de ransonware. Assim, estão comprometidos temporariamente alguns sistemas como e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, informou o Ministério da Saúde em comunicado oficial. 

Com o sistema fora do ar, os usuários não conseguem ter acesso a comprovantes de vacinação, já que não estão aparecendo no aplicativo, ou, sequer, entrar no aplicativo. Conforme o grupo que assumiu a autoria do ataque, Lapsus$ Group, 50 TB (terabytes) de dados internos foram copiados e excluídos e que estão em posse dos dados. Eles deixaram uma menagem nas páginas que ficaram fora do ar: “nos contate caso queiram o retorno dos dados”.

 

De acordo com matéria publicada no site G1, a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional já investigam o caso. E que o Departamento de Informática do SUS (Datasus) trabalha para o retorno do funcionamento das plataformas. Ministério da Saúde informou também que o ataque afetou o sistema de notificação de casos da Covid-19. O Ministério da Saúde informou que a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional já foram acionados para investigar o caso. O problema também afetou o sistema de notificação de casos da Covid-19, segundo a pasta.
 

O que é ransonware?

Ransomware é um tipo de vírus que sequestra o conteúdo do computador da vítima, acompanhado de um pedido de resgate para que se devolvam os dados e osistema, liberado novamente. Quando o vírus age, o sistema é paralisado, impedindo qualquer acesso a ele. 


Fonte: G1 /  CNN Brasil /  Ministério da Saúde

Leia também: Softwares invasores: golpes para você conhecer e ficar alerta nesta Black Friday!

Leia tudo sobre

Aplicativos Ciber crime Feed

Faça um comentário