Semana do consumidor: veja como aproveitar as promoções!

Essa a primeira grande oportunidade do ano para conseguir algumas pechinchas

Reclame AQUI

O Dia do Consumidor está chegando em 15 de março, mas até lá os principais varejistas da internet estão aproveitando para realizar muitas promoções. Esse é um dos primeiros grandes momentos do ano para aproveitar descontos, e muitas lojas virtuais apostam na oferta de eletrônicos

Como a ocasião é especial para quem se preocupa com o consumidor, Mauricio Vargas, fundador do Reclame AQUI, aproveitou para mandar uma mensagem a todos.

 

No entanto, como sempre, vale ficar ligado também nas pegadinhas e tentativas de golpe. Confira algumas dicas para não cair em roubadas se for comprar na Semana do Consumidor!

1. Compare, compare, compare

O produto pode estar com 30% de desconto agora, mas na semana passada pode ser que o preço dele tenha sido elevado de propósito para dar a impressão de promoção. Por isso, é sempre bom comparar valores entre sites usando o Confie AQUI, plataforma criada pelo Reclame AQUI para o consumidor ver a evolução do preço dos produtos e se sentir mais seguro na hora de comprar.

2. A loja é confiável?

Viu uma oferta imperdível? Mas calma! Talvez seja bom demais pra ser verdade, por isso, pesquise antes no Reclame AQUI a reputação da loja para ter certeza de que ela é confiável. Buscando no site, você também pode ter uma ideia dos principais problemas que os consumidores costumam ter com a empresa.

3. De olho no carrinho

Na hora de fechar o pedido, é sempre bom dar aquela última revisada no resumo da compra. A promoção de algum produto que você incluiu no carrinho pode ter expirado e o valor final pode ser alterado pelo preço do frete ou por algum erro no sistema.

4. Quando chega?

Em períodos de promoção, os sites costumam receber muito mais pedidos, o que pode impactar no prazo de entrega. Por isso, também no momento de confirmar a compra, é bom olhar o tempo que vai levar até ter o produto em mãos. Além disso, é sempre importante acompanhar a entrega para se certificar de que tudo vai chegar no momento prometido.

5. Cuidado com os golpistas

Fique ligado nos e-mails e mensagens que chegam por WhatsApp ou SMS, com links para promoções. Isso pode ser uma tentativa de roubar dados privados do consumidor, como CPF e número do cartão de crédito. Por isso, sempre suspeite de mensagens com aquelas “oportunidades imperdíveis”.

6. Política de troca

É legal se prevenir e já saber como a loja efetua trocas de produtos com desconto. Pode ser que haja alguma política diferente para períodos de promoção. Por isso, garanta que vai ter a possibilidade de trocar. No entanto, o Código de Defesa do Consumidor garante a troca sem custo em até 7 dias após o recebimento do item, mas não custa nada confirmar as condições para realizar a substituição.

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