Se sentiu lesado em compra na Black Friday? Saiba seus direitos e como agir
É comum consumidores reclamarem em situações durante e depois da grande promoção
- Autor: Redação
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Pelo volume de compra e venda, a Black Friday é um território aberto às mais diversas situações de consumo. E durante e depois da promoção, que este ano acontece dia 29 de novembro, é normal os consumidores reclamarem de algumas situações e terem dúvidas sobre seus direitos.
Para ajudá-lo a entender melhor como agir diante de algum tipo de problema, como atraso na entrega, produto com defeito ou até mesmo quando o cliente não recebe a mercadoria, o Reclame AQUI separou algumas situações e os direitos dos consumidores. Confira!
É seu direito enviá-lo para a assistência da fabricante.
Bem durável (eletrodoméstico ou roupa) - o prazo é de 90 dias para fazer a reclamação a contar do dia em que o adquiriu.
Bem não-durável (alimentos) - o prazo para entrar em contato com a marca é de 30 dias.
Empresa - a partir do recebimento, ela tem um prazo de até 30 dias para avaliar o produto. Se passar esse tempo e não resolver o problema ou continuar defeituoso, o cliente pode:
pedir a devolução do dinheiro, solicitar a substituição do produto por outro da mesma espécie ou abatimento proporcional do preço.
O prazo para desistir da compra é de 7 dias. Mas não é em qualquer situação!
Vale só para compras feitas fora do estabelecimento, ou seja, nos casos em que não foi possível ver o produto de perto no momento da compra, como as lojas virtuais.
A troca por motivo de gosto, cor ou tamanho não é obrigatória, a não ser que a loja tenha se comprometido a fazer. É importante saber qual é a política de trocas da empresa antes mesmo de finalizar o seu pedido.
Importante: guarde o comprovante de compra, para caso haja alguma ocorrência pós-compra.
Tome cuidado! Esse tipo de compra não possui as garantias do Código de Defesa do Consumidor.
A caracterização de consumo só existe entre o cliente e uma pessoa jurídica. Esses são casos difíceis de solucionar se não houver um entendimento e acerto entre as partes.
Fique atento ao prazo de entrega prometido pelo site e emitido na nota fiscal da compra!
Esse documento ajuda a comprovar falhas da empresa. Se tiver atrasos, fale com a loja.
Questione o paradeiro do produto e verifique se o atraso é justificado ou se foi descuido da empresa. Caso não esteja satisfeito com o serviço prestado pela loja, exija seu direito de entrega, o ressarcimento do dinheiro pago ou a substituição do produto.