Quais as principais reclamações dos consumidores na Black Friday?

De 2015 a 2020, consumidores consolidaram um top 3 no dia da maior promoção do varejo. Descubra quais são essas reclamações

Reclame AQUI

Nos últimos seis anos, as edições da Black Friday tiveram algo incomum quando o assunto é motivos de reclamações. De 2015 até 2020, “propaganda enganosa” sempre esteve no topo do top 3 principais motivos de queixas no dia da promoção. Enquanto que “divergência de valores” e “problemas para finalizar a compra” se revezaram nesses anos entre segundo e terceiro lugar. E qual a tendência para a Black Friday de 2021?

A julgar pelo resultado de três pesquisas comparativas que o Reclame AQUI fez de agosto a outubro de 2021 para monitorar a intenção de compra dos consumidores para esta Black Friday, o top 3 pode se repetir. Até por que quando questionados sobre “Como você define a Black Friday no Brasil?”, nas 3 pesquisas a maioria dos consumidores considera uma Black “Fraude”. E se considerarmos o motivo de quem não vai comprar no dia 26 de novembro, também nas 3 pesquisas, é que na Black Friday não tem promoções de verdade.

Como ainda estamos em cenário de pandemia, alta de inflação e subida de preços de produtos nos mais variados setores, a tendência é o quadro se manter. Recentemente, o CEO do Reclame AQUI, Edu Neves, analisou as pesquisas de intenção de compra e afirmou que “isso é percebido pelo consumidor, o que adiciona já a tradicional desconfiança de não encontrar grandes descontos na Black Friday e essa percepção de que os preços só vão aumentar e que vai ser muito difícil ter grandes promoções. É uma inteligência coletiva que o consumidor já começa a demonstrar”.

Em 2020, no balanço final da Black Friday, a análise geral do Reclame AQUI, que monitorou a promoção, foi de que a promoção apresentou descontos medianos. Abaixo das expectativas dos consumidores. E ao final do monitoramento (de 12h do dia 25/11 até 00h de 28/11), 27% das reclamações foram de propaganda enganosa praticada pelas lojas.

Faça um comentário