Promoção de botijão na Black Friday leva Ultragaz a ranking de mais reclamadas

Pela 1ª vez, empresa integra lista e recebe 799% mais reclamações do que sua média dos últimos 6 meses

Reclame AQUI

Não é novidade para ninguém que nos últimos meses a inflação tem corroído a renda do brasileiro. Em geral, os preços são mais puxados pelos vilões de sempre: combustíveis e alimentos. Mas outro produto básico do dia a dia que também tem pesado no bolso é o gás de cozinha. Após altas sucessivas ao longo de 2021, o botijão virou quase um artigo de luxo e acabou entrando nas promoções de Black Friday, como o Reclame AQUI Notícias já mostrou.

Já no período pré-Black Friday, a Ultragaz estava anunciando o desconto, que o consumidor só poderia conseguir através do aplicativo da empresa. No entanto, como costuma acontecer neste período de promoções, a marca não se preparou devidamente para a demanda. Isso acabou gerando um recorde de reclamações para a Ultragaz, que entrou para o ranking de empresas mais reclamadas da Black Friday pela primeira vez.

Na sexta-feira (26), a empresa ainda não aparecia na lista, mas acabou se consolidando no top 10 durante o final de semana. De acordo com o monitoramento do Reclame AQUI para o período de Black Friday, até 12h desta terça-feira (30) a Ultragaz estava com 799% mais reclamações do que sua média nos últimos 6 meses e já conta com 293 reclamações só sobre Black Friday. 

Consumidores não recebem o prometido

Muitas das reclamações são referentes ao não cumprimento da entrega, após a compra com desconto, como é o caso deste consumidor de Salvador (BA): “Fiz a compra de 2 botijões de gás no dia 27/11/2021, com cupom de desconto da Black Friday, e a empresa não fez a entrega. Demorou mais de 3 dias, e quando fui reclamar, atualizaram o pedido para entregue, sendo que não foi entregue. Eu fiquei sem poder fazer algumas coisas no fogão, pois não tinha gás.”

Outros também enfrentaram erros com o aplicativo da Ultragaz e acabaram não recebendo o botijão, como ocorreu com este consumidor de São Paulo (SP): “Gostaria de comunicar a minha insatisfação com relação ao aplicativo da Ultragaz na Black Friday. Tentei realizar uma compra no dia 27/11 pelo aplicativo, uma vez que estavam com a promoção de R$ 114,00 por R$  84,00 o botijão de 13 kg. Porém, após fazer o pedido, fiquei aguardando a entrega. Depois de 20 minutos fui verificar o prazo e me deparei com o cancelamento do meu pedido, sem nenhum significado, pois eu não cancelei. Depois de muita insistência consegui fazer novamente o pedido, mas depois de alguns minutos foi cancelado automaticamente. Após isso não consigo acessar mais o aplicativo, pois aparece a mensagem que algo deu errado e para tentar novamente.”

Há também dificuldades com os canais de atendimento para tentar tirar dúvidas sobre as entregas e conseguir uma posição da empresa. Outro consumidor de Salvador (BA) reporta: “A Ultragaz possui aplicativo de fachada que não funciona. Desenvolveu propaganda enganosa dizendo ser Black Friday. Enfim, todos os canais da empresa não funcionam e não atendem o cliente.” O mesmo ocorre com um consumidor de Cubatão (SP): “Fiz um pedido de gás da Black Friday Ultragaz, no dia 26/11/2021, para ser entregue dia 27/11, das 9h às 10h, mas até o momento não me entregaram o gás e nem dão nenhuma resposta.”

O Reclame AQUI continua monitorando todos os casos relativos à Black Friday, portanto, é possível que o número de reclamações da empresa aumente mais, caso pedidos continuem a não ser entregues.

Leia tudo sobre

Black Friday Economia

Faça um comentário