PIX fora do ar: clientes não conseguem fazer e receber pagamentos

Sistema de pagamentos instantâneo de alguns bancos apresentaram problemas nesta segunda-feira

Reclame AQUI

Os consumidores que pretendiam fazer transações via PIX nesta segunda-feira (12/04) encontram bastante dificuldades. A Nubank e o Itaú apresentaram instabilidade nessa operação. Com a funcionalidade do PIX indisponível, os correntistas de outros bancos, como C6 Bank, Bradesco e Santander, também não conseguem fazer a transferência instantânea. 

De acordo com reportagem do site Tecmundo, “a Nubank confirmou que os sistemas da empresa estão passando por problemas técnicos nesta segunda-feira (12)”. Entretanto, não detalhou o que aconteceu.

Pelo Twitter, a Nubank (@nubank) afirmou que já trabalhava na solução desde a manhã e orientou os clientes a usarem outras transações, como TED. E em algumas interações, a equipe da Nubank explicou que “foi identificado um comportamento inesperado nas transferências”. As demais funcionalidades da conta estão operando normalmente, explicou a Nubank. 

O site Tecnoblog também informou as oscilações dos bancos. No início da tarde desta segunda-feira, noticiou que, no caso do banco Itaú,  “é possível realizar a transação apenas via internet; também dá para enviar um TED”. No Twitter, alguns clientes avisaram que o app para uso do PIX dá erro. E o banco, na mesma rede social , informou que já havia identificado o problema e que atuava pela normalização.


 

Sem PIX, com reclamações
 

Com o sistema de pagamento fora do ar, alguns consumidores registraram as dúvidas e insatisfações por conta do sistema estar fora do ar, como esse consumidor de Itaquaquecetuba (SP). “Realizei um PIX hoje e no extrato apenas aparece que a "transação está em processamento". Fiquei mais de 20 minutos com o atendente via ligação, mas além de não resolver o problema, desligou na minha cara! Preciso do comprovante urgente!” 

Já este consumidor de Comocim de São Félix (PE) teve dinheiro debitado da sua conta, mas o pagamento feito não foi registrado. “Fui fazer um pix pois estou com atraso em determinada situação então opitei pelo pix para cair de imediato e até agora não caiu na conta da pessoa,não consigo pegar o comprovante e já foi debitado da minha conta,falo com atendentes e só me pedem para esperar e não fazem o reembolso do meu dinheiro”.
 

O que é o PIX?

O Pix é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central que passou a valer em 16 de novembro de 2020. Ele é uma opção, junto com TED e DOC e cartões, para fazer transferências bancárias e fazer/ receber pagamentos tanto para pessoa física quanto para jurídica usando o aplicativo do banco ou fintech pelo aplicativo do celular.

Até a publicação dessa matéria, o Banco Central não havia se pronunciado.

Fontes: Terra/ Tecmundo/ Tecnoblog

Leia tudo sobre

Bancos Feed

Faça um comentário