Pesquisa Reclame AQUI: para consumidor, empresas precisam evoluir no relacionamento

Mais de 11 mil consumidores responderam à pesquisa do Instituto Reclame AQUI entre os dias 8 e 10 de março

Reclame AQUI

Que o consumidor mudou seus hábitos desde o começo da pandemia, todo mundo sabe. Mas e que ele está procurando experiências completas de compra e acredita que as empresas melhoraram, mas ainda precisam evoluir, você sabia? É o que o Instituto Reclame AQUI mostra em sua pesquisa inédita, feita especialmente para esta data tão importante.

De 8 a 10 de março, mais de 11 mil consumidores responderam às perguntas no site do Reclame AQUI. E mostraram bastante de seu comportamento após 1 ano de pandemia.

 

Pesquisa mostra que preferência por compras online continua alta

 

Quanto às suas compras, 43,3% continuam comprando somente online, mas o grupo de consumidores que está mais flexível, alternando lojas físicas e online, cresce e chega a 35,8%. E entre os itens mais comprados online no último ano, moda, calçados e acessórios foi a maioria, 16,1%, mas alimentos e bebidas ficaram no páreo, com 15,8%.

 

Reputação e comparação de preços são indispensáveis para o consumidor

 

O consumidor tem pesquisado mais a reputação das empresas e comparado mais os preços, um movimento que tem ficado cada vez mais forte. Para eles, nesse período o comportamento das empresas melhorou, mas ainda precisa evoluir no relacionamento com o consumidor 41,4%.  E para 2021, 40,3% esperam que as empresas pensem em boas experiências de compra, da venda ao pós-venda.

 

O consumo e a perspectiva da vacina

 

Como todas as mudanças têm acontecido durante esse período de pandemia, o Instituto Reclame AQUI perguntou também como está a perspectiva em relação à vacina contra Covid-19.

Sendo assim, 48,1% estarão mais seguros para sair de casa após tomar a vacina. No entanto, o comportamento de forma geral dividiu opiniões, mas 29,7% foram mais flexíveis desde o começo, pois tiveram que trabalhar.

Confira os números da pesquisa!

Leia tudo sobre

Dia do Consumidor Feed Pesquisa

Faça um comentário