Pesquisa Reclame AQUI: pandemia afeta comportamento do consumidor para compras de Natal

76% dizem que não pretendem dar presentes, e a maioria alega falta de dinheiro como principal motivo

Reclame AQUI

A pandemia de Covid-19 realmente causou impactos duradouros, principalmente no consumo. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Reclame AQUI no site do Reclame AQUI com 16.468 pessoas, entre os dias 14 e 16 de dezembro de 2020, 76% dos consumidores afirmaram que não vão comprar presentes este ano. Desses, 52,4% alegaram como principal razão o fato de não terem dinheiro, o que pode ser um reflexo também do aumento do número de desempregados durante a crise sanitária.

Ainda que a economia tenha começado a dar sinais de uma lenta recuperação, após a forte retração em compras de produtos e serviços, parece que o consumidor ainda não está pronto para retomar o padrão de gastos de Natais passados.

 

E quem vai presentear?

Mesmo quem declarou que vai comprar presentes aparenta cautela. O levantamento foi feito no meio de dezembro e, até o momento, 56,7% dos consumidores que responderam a pesquisa disseram que ainda não fizeram compras de Natal. Para comprovar melhor como a pandemia afeta o comportamento do consumidor, 64,9% afirmaram que pretendem gastar menos com presentes em 2020, em relação ao ano passado, e 73% justificam que a crise de Covid-19 influenciou nesta decisão. 

 

Outros reflexos

A pandemia ainda revela outras tendências para o Natal este ano: 41,1% afirma que vão comprar os presentes somente em lojas on-line, enquanto 40,8% pretendem fazer compras em duas modalidades: lojas física e on-line.

Para reforçar ainda essa imagem de um Natal mais intimista e com menos presentes, 45% disseram que vão passar a noite da ceia apenas com familiares próximos, e 37,4% pretendem passar sozinhos, sem a família. Um sinal de que muita gente ainda está com o pé atrás com a Covid-19 e não vai arriscar a saúde em nome do presente de Natal.

Faça um comentário