Pesquisa: consumidores não se impressionam com descontos da Black Friday

Vestuário e eletrônicos são mais comprados, mas minoria aderiu à data de promoções

Reclame AQUI

Os preços não têm enchido os olhos dos consumidores nessa Black Friday. É o que mostra pesquisa realizada nesta sexta-feira (26), entre 13h e 14h30, com 2.339 visitantes do site do Reclame AQUI. Entre os respondentes, apenas 28% disseram que já compraram na Black Friday 2021, enquanto 72% não aderiram às promoções. Mas faltando 6 horas para terminar a Black Friday, entre esses que não compraram ainda há alguns com esperança de encontrar alguma boa oportunidade, pois 47,5% ainda pretendem comprar na Black Friday.

Essa baixa adesão pode ter a ver com a percepção dos consumidores de que as promoções não estão valendo a pena: 56,4% disseram que não encontraram bons descontos e 14,3% disseram que os valores estão mais altos que na Black Friday passada. Ainda assim, 17,2% acreditam que os preços estão dentro da expectativa.

Essa também é uma data em que golpes são muito comuns, mas 55% disseram que não identificaram nenhuma tentativa de ludibriar o consumidor enquanto compravam. Algumas pessoas estão alertas, pois 24,9% responderam que notaram tentativas de golpe, mas estavam bem informadas e evitaram maiores problemas. 

Comportamento de compra

Sobre as preferências de pagamento daqueles que adquiriram produtos, reforça-se a adesão ao cartão de crédito (73,2%). No entanto, o PIX já as outras modalidades, como boleto e débito, tenho a preferência de 15,6%.

Já em relação aos gastos, eles se concentram em dois polos. Enquanto 22,4% gastaram até R$ 200, e 18,8% ficaram na faixa de R$ 200 a R$ 400, houve 14,3% dos consumidores que gastaram mais de R$ 3 mil. Esses valores podem se justificar se forem analisadas as categorias de produtos mais comprados: roupas e calçados (12,4%), eletrônicos (11,9%), produtos de beleza (9,7%), celulares (7,9%), e alimentos e bebidas (6,4%). Ou seja, quem comprou smartphones e outros eletrônicos certamente foram esses consumidores que gastaram mais, enquanto os demais produtos representam aqueles que gastaram até R$ 400.

A situação econômica também parece que fez o consumidor se tornar mais cauteloso, pois 64,1% responderam que compraram exatamente o que planejavam. Por outro lado, 28,3% planejaram as compras, mas também foram atraídos por uma boa oferta de última hora.

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