Pensando em comprar em uma loja online que nunca viu antes? Fique atento!

Termo mais buscado, sonhei com isso, é a demonstração da necessidade de se buscar informações sobre a empresa antes de se fechar negócios (não só, mas principalmente) com lojas online.

Reprodução/Internet

O hábito de comprar pela internet tem crescido e ganhado a atenção e os bolsos da população brasileira. Afora cuidados e percalços básicos que este tipo de transição necessita, às vezes é preciso um faro investigativo para garantir que você não caia em furadas.

Daí a importância de, não só olhar a reputação, mas sim, conferir os conteúdos das queixas e tratativa dada pela empresa aos seus consumidores que já tiveram algum tipo de problema. Um exemplo de empreendimento que, num primeiro momento, não gera grandes alardes é o site “Sonhei com isso”, já que o montante de queixas não é tão alto, mas fazendo um exame mais detalhado nas reclamações, constatamos uma série de probleminhas.

Termo mais buscado nos últimos dias na nossa base de dados, “sonhei com isso” é, segundo descrição do próprio site, “uma loja virtual para toda a família” que dispõe de “produtos de primeira qualidade”. Ainda de acordo com o próprio relato, a “principal meta é garantir um atendimento diferenciado..., visando sua total satisfação, proporcionando excelência em qualidade, segurança e eficiência”. Será que seus consumidores concordam com tudo isso?

Registrada em nossa base desde 2012, a empresa “Sonhei com isso” tem reputação “regular” nos últimos seis meses, e apesar de, começar a tratar dos problemas relatados por seus consumidores, muitas vezes dando respostas automáticas que indicam a necessidade de contato via e-mail, a empresa não costuma resolvê-los.

Veja também: Foi lesado por uma empresa que não responde aos seus consumidores? Saiba por que reclamar mesmo assim!

Em contato com a nossa equipe de reportagem, a reclamante e consumidora, Larissa Batista, relatou que encontrou a página da empresa nas redes sociais e por gostar dos produtos e preços decidiu arriscar. O problema foi notado a partir da demora do repasse do número de rastreamento das entregas, que segundo ela “só foi feito após o registro da queixa no Reclame AQUI, ou seja: eles não respondem às queixas, mas acompanham quem abre um registro na nossa base, oferecendo uma tratativa por fora. Infelizmente, de acordo com os consumidores contatados pela nossa equipe de reportagem, os problemas dificilmente são resolvidos.

Como se proteger            

Como é melhor “prevenir do que remediar”, ao se deparar com ofertas que aparecem enquanto navegamos pela internet, busque referencias com quem já comprou com a empresa que você pretende fechar negócios. Caso você não conheça ninguém, uma simples busca em nossos registros te permite encontrar se e quantas pessoas tiveram qualquer dificuldade com a companhia. Como falamos ali em cima, é importante ir além da reputação da empresa, conferindo o conteúdo das queixas já postadas e o tipo de tratativa que a empresa costuma ter com seus clientes, afinal, ninguém gosta de selar acordos com empresas que atendem mal, certo?

Desconfie de valores muito a baixo dos praticados por outros sites ou mesmo mercado presencial e evite agir no impulso, se for preciso, salve o endereço de onde pretende comprar até o momento que possa fazer buscar sobre a idoneidade da empresa (ter dados liberados no próprio site como CNPJ, telefone para contato e endereço fixo costumam indicar empresas honestas).

Prazos de entrega muito longos ou não informados merecem atenção especial, isso porque a medida costuma ser usada por ecommerces que não tem o produto em estoque, ou seja: Ainda precisam ir em busca de um fornecedor do produto. Caso você tenha confiança na empresa e nos seus fornecedores, vá em frente, caso negativo, que tal buscar o mesmo produto em outros sites?

Busque por confirmações de segurança: Selos como “Internet Segura” e “Site Seguro” além do cadeado localizado no navegador de internet ou na barra de endereços, este símbolo indica o uso de um certificado digital SSL (Secure Socket Layer), importante recurso de segurança.

Sane qualquer possível dúvida sobre seu produto: Medidas, tipos de voltagem (caso use eletricidade), dimensões físicas, acessórios que acompanham o produto, combinação de cores, etc. Assim você evita surpresas ao se deparar com o produto.

Finalizando: Não faça transações de computadores públicos ou guarde informações do seu cartão de crédito nos registros.

Se, após todos esses cuidados, ainda fechar negócios e tiver qualquer dificuldade de atendimento, Reclame AQUI!

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