Para se prevenir: conheça as fraudes mais aplicadas no e-commerce
Reclame AQUI reuniu dicas para se prevenir e ficar alerta na hora de comprar online
- Autor: Redação
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Comprar pela internet é um território que ainda deixa muitos consumidores inseguros por conta de golpes e fraudes. Até mesmo os compradores mais experientes, que compram há mais tempo ou com mais frequência, precisam tomar cuidados. A prevenção a fraudes vai desde a escolha do site onde vai comprar até o uso do cartão e dados pessoais.
Com a aproximação da Black Friday e do fim do ano, quando cresce o volume de vendas e a busca por ofertas e produtos, o Reclame AQUI reuniu alguns tipos de fraudes que acontecem no e-commerce e podem ser aplicados diariamente, na maioria das vezes sem o consumidor perceber. Confira:
PHISHING/PHARMING/WHALING
É uma técnica usada para atrair pessoas físicas, jurídicas ou empresas a sites falsos. Geralmente são enviados links por e-mail na tentativa de obter informações como números de cartão de crédito, senhas bancárias e outros dados. Os ataques são feitos a partir do redirecionamento das vítimas às páginas falsas, mesmo se elas digitarem o endereço correto.
CONTROLE DE CONTA
É uma forma de roubo de identidade em que o fraudador obtém acesso às contas bancárias ou ao cartão de crédito da vítima – por meio da violação de dados ou do uso de malware ou phishing – utilizando as informações para fazer transações não autorizadas.”
BOTNETS
É uma rede de robôs que passam a controlar os computadores infectados com um software malicioso sem os usuários perceberem para roubar dados, enviar spam e permitir que criminosos acessem dispositivos.
TESTE DE CARTÃO
Os fraudadores usam as lojas on-line para testar informações do cartão de crédito que estão com eles e descobrir se foram bloqueados/cancelados, e se os limites de crédito foram atingidos.
FRAUDE “LIMPA”
Quando os criminosos usam as informações/dados obtidas do titular de um cartão de crédito e fazem compras se passando pelos portadores originais sem levantar suspeitas. Manipulam as transações para burlar as funcionalidades de detecção de fraude.
FRAUDE “AMIGÁVEL” OU AUTOFRAUDE
É quando o consumidor faz uma compra on-line usando seu próprio cartão de crédito e após receber o produto ou serviço, solicita o estorno ao banco emissor. Se aprovado, o estorno cancela a transação financeira, o consumidor recebe de volta o montante gastoe fica com o produto.
ROUBO DE IDENTIDADE
Quando alguém usa a identidade de outra pessoa para conseguir vantagens financeiras, crédito e outros benefícios em seu nome.
ESQUEMAS DE TRIANGULAÇÃO
Quando cartões de crédito roubados são usados para efetuar compras online e os produtos são revendidos a clientes legítimos.
VIOLAÇÃO DE SENHA
O fraudador tem acesso aos dados digitados na tela do cliente e consegue descobrir a senha vinculada à loja virtual. Nesses casos, é comum que ele acesse o pedido realizado e altere os dados de entrega, para receber o produto no lugar do comprador legítimo.
Pode ainda realizar novas compras e mais uma vez o lojista não terá tempo hábil para saber da fraude e fará a postagem do produto.
FRAUDE DE AFILIADA
Atividade fraudulenta gerada por uma afiliada na tentativa de gerar receita ilegítima; por exemplo, afiliadas que induzem estabelecimentos comerciais a pagar comissões não devidas.
Fonte: E-Commerce Brasil/CyberSource
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