Obra à vista: do que os consumidores mais reclamam sobre construtoras?

De janeiro a julho de 2021, consumidores já fizeram mais de 13,5 mil reclamações para construtoras, incorporadoras e empresas de empreendimentos

Reclame AQUI

Fazer um investimento em um imóvel pode ser um sonho realizado para muita gente. Mas também é uma experiência que tem potencial para dar bastante dor de cabeça. Imagine, então, quem já comprou uma casa ou apartamento novo, mas está vivendo uma espera para a entrega do imóvel que parece eterna. 

Um levantamento feito pelo Instituto Reclame AQUI mostra que, de janeiro a julho de 2021, os consumidores registraram 13.551 reclamações sobre problemas com construtoras. O volume já corresponde a 65,9% das queixas publicadas no site em 2020, que foram 20.551 reclamações.

Problemas nas obras lideram os motivos de reclamações

Entre os principais motivos de reclamações desses consumidores, voltados a construtoras, incorporadoras e empresas de empreendimentos, estão:

  • Pagamento: problemas sobre parcelamentos, cobranças, pagamentos de taxas, boletos
  • Vícios: problemas na estrutura da obra, mau funcionamento de instalações, defeitos
  • Documentação: problemas de contratos, escrituras, quitações
  • Prazo: problemas relacionados a atrasos, obra não entregue ou parada
  • Atendimento: problemas de atendimento em redes sociais, SAC e contato direto

Para se ter uma ideia, em 2020, em plena pandemia de Covid-19, o volume de problemas listados pelos consumidores aparecia nesta ordem: Vícios, Documentação, Prazos, Pagamento e Atendimento. Já em 2021, Prazos trocou de lugar com Pagamento no ranking de principais problemas. Mesmo assim, há ainda muitas reclamações sobre problemas com as obras.

Claro que na hora de buscar um imóvel qualquer pessoa tenta encontrar aquela oportunidade que oferece as melhores condições de pagamento aliadas, geralmente, à localização e estrutura do edifício. Mas é importante também incluir nessa balança a confiabilidade da empreiteira ou construtora. 

Deve-se pesquisar se a empresa tem uma boa reputação, para que solucione qualquer problema que o proprietário do imóvel identificar. Ela deve ser capaz de esclarecer todas as dúvidas em relação à obra e dar posições sobre prazos e medidas para corrigir erros nas instalações. Deixe claras também as questões burocráticas em relação a pagamentos e financiamentos, com tudo detalhado, para evitar qualquer problema maior no futuro.

Mesmo com pandemia, tendência é de melhora do setor de construção civil

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou recentemente um levantamento que aponta o avanço, pelo segundo mês consecutivo, da atividade da construção civil, e também um aumento significativo na intenção de investir em imóveis em agosto de 2021. O indicador de intenção de investir registrou o maior valor desde 2014.

Conforme o relatório da CNI, o setor teve um primeiro semestre marcado por recuos. Mas os índices apontam otimismo em relação a novos empreendimentos, de compras de insumos e matérias-primas e de empregabilidade no setor. Essa movimentação é positiva e significa também mais oportunidades de compra para quem deseja adquirir um imóvel. No entanto, como os números de reclamações mostram, isso também pode indicar que mais consumidores com potenciais problemas a enfrentar junto às empreiteiras e construtoras.

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