O saque no caixa eletrônico deu errado, e agora?

Saiba o que fazer e quem procurar caso dê problema na hora de sacar dinheiro

Reclame AQUI

Já deve ter acontecido com você ou um conhecido: ir ao caixa eletrônico para retirar dinheiro e as notas não saírem ou sair o valor incompleto. Para piorar, ter sido debitado o valor desejado da sua conta. Essa é a hora que os caixas eletrônicos, que facilitam a vida de muita gente, dão dor de cabeça.

Esse tipo de falha é bem comum. Em 2017, os consumidores registraram no Reclame AQUI 246 queixas sobre o problema. Já em 2018, 218 reclamações, e de 1º de janeiro a 30 de setembro de 2019, foram 167.

De quem é a responsabilidade para resolver?

A responsabilidade de resolver é da instituição financeira, tem prazo estabelecido, mas nem sempre é resolvido como deve ser. Foi o que aconteceu com um consumidor de São Paulo no início deste mês. Na queixa registrada no Reclame AQUI, ele explica que a operação foi mal-sucedida e ainda teve o débito em conta. Apesar de ter procurado o atendimento do banco, não teve o valor restituído ainda.

É importante lembrar que a responsabilidade de provar que não houve nenhuma irregularidade é do banco. Caso fique comprovada a falha no sistema do caixa eletrônico, a instituição financeira deverá arcar com o prejuízo.

Fonte: FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos)

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