Na hora de fazer sua reclamação, garanta que ela está indo para a empresa certa
Fique atento na hora de publicar a reclamação para que a marca possa encontrar uma solução para o seu problema
- Autor: Eduardo Garcia Rosa
![](https://noticias.reclameaqui.com.br/uploads/2021/09/962270521.png)
Quando acontece algum contratempo com uma empresa, a gente geralmente fica de cabeça quente. E na vontade de resolver logo o problema, nessa hora você pode acabar fazendo a reclamação para a marca errada no Reclame AQUI. Por isso, primeiro é importante ter atenção ao pesquisar a empresa na barra de busca do site, para escolher a opção correta.
Afinal, quem responde às reclamações?
Cada marca é responsável pelas reclamações que recebe, e se você publicar seu problema na página errada, pode acabar sem solução. Ou seja: digamos que você tenha comprado na “Loja do Zé” um produto com defeito. Para eles poderem resolver o seu caso, você tem que pesquisar pela Loja do Zé no Reclame AQUI e deixar sua mensagem para eles. A partir daí, é a equipe da Loja do Zé que vai cuidar da sua reclamação.
Páginas das empresas trazem mais informações
Antes de fazer sua reclamação, você pode aprender mais sobre como a marca lida com seus consumidores. Na página dela, dá pra saber a reputação da empresa, baseada na avaliação de outras pessoas que foram atendidas, e o tempo que ela leva, em média, pra responder às reclamações. Além disso, é possível visualizar quantas reclamações a empresa já recebeu e quantas foram respondidas.
Algumas páginas também trazem FAQs, com as perguntas mais frequentes dos consumidores, e você também pode pesquisar entre as reclamações se alguma outra pessoa teve o seu mesmo problema. Assim dá pra saber qual a solução do seu caso antes mesmo de fazer a reclamação.
Procurou por uma empresa e não encontrou?
Se você digitar na barra de pesquisa do Reclame AQUI o nome de uma marca e ela não estiver cadastrada no site, vai aparecer a mensagem abaixo:
Mas você mesmo pode incluir ela em nossa plataforma, clicando em “Cadastre agora”! Para isso, é preciso ter algumas informações básicas da empresa:
- CNPJ
- E-mail
- Telefone
- Site ou rede social
Esses são dados que podem ser facilmente encontrados no comprovante da sua compra ou mesmo no site da empresa. Assim, nossa equipe vai poder notificar a marca de que ela agora está no Reclame AQUI e pode atender seus consumidores. Pode levar até 02 dias úteis para o cadastro da empresa ser concluído, mas fique tranquilo que a gente te avisa por e-mail para você então poder fazer a sua reclamação para ela!