Na Black Friday, Reclame AQUI é referência na mídia sobre atendimento ao cliente

Dados e análises de reclamações levam para os grandes veículos de imprensa as angústias dos consumidores

Reclame AQUI

Há 21 anos, quando surgiu, o Reclame AQUI começou sua jornada para mudar a forma como consumidores e empresas se relacionavam. Foi dando mais voz aos clientes que foi possível melhorar o atendimento no Brasil, oferecendo uma forma mais rápida e transparente de resolver conflitos com as marcas. E um exemplo disso é como o Reclame AQUI se tornou uma referência para o consumidor mostrar os problemas que enfrenta em um dos maiores momentos do varejo no ano: a Black Friday.

Desde que a data de superpromoções começou a ser praticada no Brasil, em 2013, o Reclame AQUI passou a monitorar o que mais deu dor de cabeça ao consumidor. Foi assim que foram denunciados casos de maquiagem de preços, de “tudo pela metade do dobro” e muitos outros casos que marcaram as relações de consumo na Black Friday brasileira. É por isso que o Reclame AQUI chega a 2021 sendo referência na mídia para falar da data.

Repercussão

Já são mais de 60 matérias de veículos de todo o país que citam dados e análises do Reclame AQUI, além de entrevistas com seus porta-vozes. Em antecipação à Black Friday, a CNN Brasil mostrou quais os problemas mais comuns da data para os consumidores. Já a Folha de S. Paulo trouxe a pesquisa do Reclame AQUI que mostrava mais otimismo dos consumidores para as compras com a proximidade da Black Friday, sendo que 47% dos que responderam o levantamento afirmaram que pretendiam comprar na data.

Por outro lado, o InfoMoney destacou como as empresas que mais recebem reclamações na Black Friday não são necessariamente aquelas com pior avaliação dos consumidores. Isso mostra que as pessoas sabem reconhecer quando as lojas fazem um bom atendimento, mesmo que inicialmente tenham causado um problema. 

Com a previsão da inflação impactando os descontos oferecidos pelas lojas, o CEO do Reclame AQUI, Edu Neves, falou ao G1 sobre dicas de como garantir boas compras com os preços mais altos. Já na quinta-feira que antecedia a Black Friday, o Correio Braziliense apresentou o balanço de empresas mais reclamadas e os principais motivos de reclamação que começavam a surgir. O Reclame AQUI também foi o primeiro a detectar que, em 2021, as pessoas começaram a ter problemas de atraso na entrega já na noite que antecipava o início oficial da Black Friday, como reportaram o Estadão e o E-Commerce Brasil

Para o momento pós-Black Friday, o jornal Extra trouxe as dicas do Reclame AQUI sobre o que fazer em caso de problemas com as compras e a Band News FM foi um dos sites que mostraram o balanço na sexta-feira sobre as principais reclamações.

Muitos outros veículos também trouxeram a cobertura do Reclame AQUI sobre a Black Friday, como o Valor Econômico, SBT News, Jovem Pan, Terra, UOL, IstoÉ Dinheiro, R7, O Tempo, IG, TechTudo e Exame Invest. Esse reconhecimento do trabalho do Reclame AQUI continua sendo uma das grandes inspirações para se manter como principal meio de aproximar consumidores e empresas.

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