Maquiagem de preço marca presença nas edições da Black Friday no Brasil

Lojas aumentam os preços de produtos na véspera do evento e aplicam um falso desconto

Ariwasabi

Você já ouviu falar em maquiagem de preços? Sabe o que é? Alguma vez já caiu neste golpe? Essa prática é muito comum na Black Friday do Brasil, que neste ano acontece no dia 24 de novembro. Basicamente, as empresas aumentam os preços de produtos na véspera do evento e logo depois aplicam um desconto falso para que o valor seja igual ou semelhante ao que era antes do aumento.

Esse tipo de fraude é um dos principais motivos de reclamações feitas por consumidores no Reclame AQUI. Nossa orientação para estes casos pode parecer simples, mas a pesquisa de preços é fundamental. Faça sua própria investigação nas lojas físicas e online, nos sites especializados em buscas de preços e, é claro, não deixe de conferir a reputação da empresa desejada em nosso site.    

Nas últimas três edições do evento no Brasil, a maquiagem de preço marcou presença entre os principais motivos de reclamações dos consumidores. Veja o ranking de cada ano:

2014

Muitos consumidores reclamaram da fila de espera das lojas virtuais. Outros consumidores relataram dificuldade de finalizar compra e, em terceiro lugar, a maquiagem de preço, a famosa "metade do dobro", apontou entre os problemas daquele ano.

2015

Além da propaganda enganosa, os consumidores reclamaram de problemas para finalizar a compra. O terceiro maior motivo de queixa se deve à divergência de valores.

2016

No ano passado, os cinco principais motivos de reclamações foram propaganda enganosa, seguido de divergência de valores, problemas na finalização da compra, produto indisponível e promoção. Protagonista em outras edições, a maquiagem de preço - o famoso "metade do dobro" - foi o sexto motivo de queixas, 5,4%.

Fontes: Estadão/Terra

Leia tudo sobre

Black Friday Feed

Faça um comentário