Mais de 2,1 mil queixas sobre ligações insistentes foram registradas nos últimos 6 meses

Consumidores que não desejam receber ligações de telemarketing já podem se cadastrar na chamada lista de “não perturbe”

Reclame AQUI

Nos últimos anos, muitos consumidores têm reclamado constantemente sobre empresas de telemarketing ou de cobrança que ligam diversas vezes ao dia, inclusive durante a noite e nos finais de semana.

Essas ligações fazem parte de uma estratégia das empresas para deixar atendentes de call centers ocupados. A ideia é fazer um número de chamadas maior do que o de funcionários trabalhando naquele turno.

Segundo dados levantados pelo Reclame AQUI Notícias, considerando as categorias: bancos, financeiras, tv por assinatura, telefonia, cartões de crédito, recuperadora de crédito e reabilitação de crédito, desde 2015 até 2018, mais de 11,9 mil reclamações sobre o assunto foram registradas na plataforma do Reclame AQUI. Em 2019, nos últimos seis meses, foram relatadas 2.194 queixas.

Lista de “não perturbe”

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), estudos de mercado estimam que pelo menos um terço das ligações indesejadas no Brasil sejam realizadas com o objetivo de vender serviços de telecomunicações, que só podem ser prestados por empresas reguladas pela agência.

Pensando nisso, a partir desta terça-feira (16), os consumidores que não desejam receber ligações de telemarketing de empresas de telecomunicações já podem se cadastrar na chamada lista de “não perturbe”, que pode ser feito através do site www.naomeperturbe.com.br.

A implementação da lista nacional regula apenas as chamadas feitas por companhias de telecomunicação, e não se estende a ligações realizadas por empresas de outros setores. Portanto, valerá para clientes da Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo.

O prazo para o bloqueio a chamadas é de 30 dias após a solicitação do cliente. As prestadoras que descumprirem a regra podem ser advertidas ou penalizadas com multas de até R$ 50 milhões.

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