Itaú Unibanco faz alerta sobre o golpe do falso motoboy

Banco diz que não envia portadores para retirar cartões e nunca pede sua devolução

Marcos Santos/USP Imagens

Você já ouviu falar no golpe do falso motoboy? Esse tipo de fraude vem fazendo vítimas pelo país há anos, mas pouco se fala sobre o assunto. Então, nesta última quarta-feira (15), o Itaú Unibanco disparou um alerta para seus clientes.

Neste tipo de crime, o cidadão recebe um telefonema de alguém que se faz passar por funcionário do banco ou da operadora do cartão de crédito. O suposto atendente informa que o cartão foi clonado e diz que é preciso cumprir algumas etapas para cancelar supostas compras irregulares feitas em nome do cliente. Neste caso, a pessoa é induzida a informar sua senha.

Por fim, o fraudador pede que a vitíma entregue o cartão "cancelado" ao portador que será enviado à sua casa, neste caso, o motoboy. A partir daí, o golpista pode fazer saques em dinheiro e compras em lojas físicas e virtuais.

"O golpe do falso motoboy é de engenharia social, que não usa nenhum tipo de força. Eles se fazem passar pelas centrais de atendimento do banco, por isso têm enganado tão bem as pessoas", disse Richard Bento, superintendente de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco, por meio de nota.

Segundo dados da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o setor bancário investe cerca de R$ 2 bilhões por ano para criar ferramentas com o objetivo de evitar fraudes. O objetivo é manter a confidencialidade dos dados dos clientes e a segurança no uso dos canais virtuais e eletrônicos de atendimento.

Dicas para não cair no golpe

1. O banco não envia portadores (motoboys) para retirar cartões e nunca pede sua devolução, ainda que inutilizados.

2. Sempre que for descartar um cartão, independentemente do motivo, é fundamental cortar o chip, além da tarja.

3. Caso receba alguma ligação com esse tipo de abordagem ou qualquer movimentação suspeita, não pense duas vezes: desligue imediatamente!

4. A partir de outro aparelho de telefone, entre em contato com a central de atendimento do banco usando os telefones indicados no site da instituição ou que estão no verso do cartão, ou fale direto com o seu gerente.

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Fonte: Destak

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