Guia da compra segura na Black Friday: O produto está demorando para chegar!

Compra feita, agora é esperar o produto chegar. Mas será que demorar tanto é normal? Saiba o que fazer em caso de entregas demoradas

Reclame AQUI

No guia do Reclame AQUI Notícias para a Black Friday nós já demos grandes dicas de A a Z de como comprar com segurança. Mas e se você fez tudo certo na hora da compra e ainda assim o produto demorar demais para chegar ou, na verdade, nunca chegar? E em Black Friday, saber se a empresa vai cumprir mesmo o prazo de entrega prometido, é um mistério. Entretanto, se você comprou em uma loja confiável, já é meio caminho andado.

Comprar na Black Friday é uma tentação, né? Mas exige muita atenção por que: tem oferta por tudo quanto é lado, muitas lojas novas, uma oferta é mais imperdível que a outra e parece que as lojas “sabem” o que você está procurando e uma vai entregar mais rápido do que a outra.

Por isso, toda atenção na hora da compra, é preciso! Inclusive guardar documentos que comprovam a compra, pagamento de mercadoria, e-mails de confirmação de compra enviados pela loja, vale até conversas de chat e prints de tela onde está o prazo de entrega, por exemplo!

Mas e se a mercadoria demorar ou nem chegar, o que fazer?

Separamos 4 dicas básicas para você não esquecer na hora da compra que podem ser úteis e deixá-lo tranquilo enquanto espera a mercadoria chegar na sua casa. 

1.Peça um código de rastreio da mercadoria

Sempre que fizer uma compra online, fique atendo ao prazo de entrega. Peça para a loja um código de rastreio para acompanhar o caminho que a mercadoria faz da loja até a sua casa.

 

2. Guarde todos os comprovantes possíveis da compra

Ao fazer a compra: guarde a Nota Fiscal, imprima ou salve em um lugar que você tenha à mão. Guarde e-mails que confirmam a compra. Se em alguma etapa da compra você verificar uma informação importante, faça um print da tela. Print também qual o prazo de entrega está sendo divulgado, fique amparado com documentos que comprovem a compra e o acordo feito com a empresa.

 

3.Verifique de quem você comprou e quem vai entregar o produto

É importante notar também se você comprou de um e-commerce marketplace. Nem sempre a loja de quem você comprou é a mesma empresa que vai fazer a entrega para você. Às vezes, nos marketplaces (lojas que trabalham com outras lojas), a loja maior pode anunciar o produto e vender o item escolhido por você, mas pode não ser ela quem vai fazer a entrega. Nem sempre são as mesas. Por isso, atenção na hora de tirar qualquer dúvida ou cobrar um posicionamento da loja por conta de problemas na entrega!

 

4. Tenha à mão todos os contatos da loja

Se passar demais o prazo de entrega que foi combinado na hora da compra, entre em contato com a loja e questione o não cumprimento do prazo. Converse para entender o que pode ter acontecido e como localizar seu produto, por isso é importante saber quais os canais de comunicação essa empresa tem e se estão todos funcionando.

Caso esses canais não resolvam, o Reclame AQUI está pronto para ajudar os consumidores brasileiros. 

Lembre-se: há que se levar em consideração também o alto volume de compras que é feito nesse período de Black Friday, o que pode alterar a logística planejada pela empresa.

Faça um comentário