Golpe espalhado por WhatsApp promete novo saque de FGTS

Mais de 135 mil usuários já foram afetados. Fraude anuncia R$ 1.760 por cada conta inativa

Reprodução

Mais de 135 mil usuários já foram afetados por uma ameaça espalhada pelo WhatsApp que promete pagamento retroativo do FGTS no valor de R$ 1.760. O golpe foi identificado pela ESET, empresa especialista em segurança digital.

O link presente na mensagem leva o usuário a uma página de cadastro. O site em questão pede dados pessoais e instrui o compartilhamento da mensagem para mais cinco amigos como pré-requisito para obter a confirmação sobre a liberação do benefício.

A intenção do golpe é redirecionar audiência a fim de gerar renda a partir de anúncios publicitários. Além disso, é possível que a intenção seja também usar os dados das vítimas para realizar cadastros em serviços pagos, algo que também pode gerar receita para os cibercriminosos.

Muito cuidado!

O novo golpe é bastante similar aos outros vários que circulam pelo mensageiro e mexem com a curiosidade do brasileiro. A dica mais valiosa para qualquer informação que pareça muito boa no aplicativo é: sempre desconfie e não saia clicando em tudo o que seus contatos te mandam. Melhor ainda, não compartilhe tais conteúdos e evite que outras pessoas caiam em golpes.

Mais um: Clientes do BB recebem SMS com falso cancelamento da conta

Para tirar a dúvida sobre se o que é visto no mensageiro é verdade ou não, é sempre bom consultar sites oficiais - neste caso, do FGTS. As empresas de segurança ainda recomendam que os celulares contem com proteções extras, como aplicativos que rastreiam essas ameaças e protejam o usuário.

Fontes: UOL/TecMundo

Leia tudo sobre

Segurança na web WhatsApp

Faça um comentário