Fique atento ao aproveitar as liquidações neste início de ano

Reclame AQUI traz dicas para aproveitar da melhor maneira: pesquise, compare e confira se os descontos são mesmo reais

Reclame AQUI

Black Friday, ok. Natal, ok. Agora é a vez da queima de estoques no início do ano, que já entrou no calendário dos consumidores. Os grandes varejistas nacionais e regionais iniciaram as promoções para liquidar os estoques e começar a renovar para 2020. Nesse período, onde tudo é vendido com descontos altos, os consumidores são atraídos pelas oportunidades de adquirir algo que tenha ficado para trás. Mas como toda promoção, é preciso estar atento a tanto desconto.

As orientações na hora de comprar são as mesmas de sempre para os consumidores. Pesquisar, conferir se os descontos são reais mesmo e comparar. Ah, e claro, planejar as compras e ver se elas cabem no orçamento.

“Agora começam os descontos reais”

De acordo com CEO Global do Reclame AQUI, Mauricio Vargas, agora sim os consumidores vivem uma grande promoção. “Agora realmente é uma liquidação. Tudo o que não foi vendido na Black Friday e no Natal vem com desconto de verdade. Agora é real, e a Black Friday de verdade começa agora. Recado para os consumidores: pesquisem muito, e se houver problemas, reclamem. Recado para as empresas: o Reclame AQUI está de olho, o Reclame AQUI funciona mesmo”, resume Vargas.

Preste atenção no produto na hora da compra

Nessa corrida pelo produto, alguns pontos não podem passar despercebidos pelos consumidores, confira a qualidade do produto antes de comprar. Assim como em outras promoções, as regras são as mesmas para possíveis trocas e garantias. O Código de Defesa do Consumidor assegura que todo e qualquer produto de mostruário ou não tem garantia legal. A de bens duráveis como eletrônicos,  eletrodomésticos e moveis é de 90 dias contados a partir da entrega do bem.

O consumidor precisar também prestar atenção ao comprar um produto no caso de ele ser de mostruário ou retirado íntegro do estoque da loja. Quando são vendidos produtos com danos estéticos ou de mostruário, por exemplo, que não atrapalham o funcionamento, essas caraterísticas (defeito) precisam constar na nota para o conhecimento do consumidor e da loja, evitando problemas depois.

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