Felipe Paniago, CMO do Reclame AQUI, dá dicas de como não errar na Black Friday

Orientações de compra para o consumidor ocorreram no podcast “Educação Financeira”, do G1

Reclame AQUI

Se você quer aproveitar a Black Friday desse ano, é importante se preparar para evitar problemas e conseguir os melhores descontos. O Reclame AQUI Notícias já publicou uma série de matérias para te ajudar a comprar com segurança. Mas como toda dica é bem-vinda, temos aqui mais algumas trazidas pelo CMO do Reclame AQUI, Felipe Paniago. 

Em entrevista para o podcast “Educação Financeira”, do G1, ele falou sobre como não cair em roubadas e os principais problemas enfrentados pelo consumidor na Black Friday. 

Não é momento para aventuras

Antes de qualquer coisa, é preciso pesquisar. Muitas pessoas já usam o próprio Reclame AQUI para saber se aquela loja que está com uma promoção imperdível é confiável, e também para entender quais os principais problemas enfrentados por quem mais comprou em um e-commerce, por exemplo. 

Além disso, diante de uma data em que golpes são mais recorrentes, Felipe Paniago orienta: “Eu costumo dizer que esse não é o momento para aventuras. Então, se você não conhece uma loja, a Black Friday não é o melhor momento para conhecer.” Por isso a pesquisa prévia é tão importante: ela dá segurança ao consumidor, para ele se certificar que nem todo estabelecimento tem a satisfação de outras pessoas.

Os principais motivos de reclamação

O Reclame AQUI começa a captar as reclamações marcadas pelos consumidores como relativas à Black Friday a partir da quinta-feira, por volta do meio-dia. Esse levantamento se prolonga até após a data de promoções se encerrar, o que evidencia que os problemas se dividem em dois períodos. 

Segundo Felipe Paniago, “No dia da Black Friday, os principais problemas são propaganda enganosa, divergência de valores e dificuldades para finalizar a compra. Às vezes o produto acaba em estoque, ou era uma oferta limitada, e o consumidor fica a ver navios. Por isso, é importante tirar print de todas as telas de compra, ficar de olho em tudo, pra poder reaver o produto naquele preço. Só que no pós-Black Friday, começam a acontecer problemas de atraso na entrega, por ser uma data muito voltada para o online, além de problemas para cancelar a compra”.

Diante desse cenário, o consumidor precisa ficar mais atento justamente a esses casos. Registre todas as etapas do seu processo de compra e guarde todos os e-mails enviados pela loja, para se certificar de que o prazo de entrega vai ser cumprido e garantir que você terá maneiras de realizar uma troca, caso seja necessário.

Não erre na Black Friday

Bom, já deu para entender que pesquisar bastante é o primeiro passo para evitar dores de cabeça. Mas o próprio consumidor necessita de bom senso e um olhar treinado para fugir de roubadas. 

Felipe Paniago dá mais algumas dicas nesse sentido: “Fique atento à barra de endereço, porque muitos golpistas duplicam, clonam sites conhecidos, e colocam uma URL diferente. Cuidado também com as promoções imperdíveis, que fogem da realidade. Por exemplo: o iPhone novo, por R$ 2 mil, você não vai encontrar, é impossível.”

Por isso que, em geral, é preferível comprar em lojas que já sejam reconhecidas pelos consumidores. Felipe Paniago reitera: “Se você tem um problema com uma empresa séria, que é algo que pode acontecer, a ideia é sempre printar as telas, para provar qual era o valor daquele produto que você queria comprar. E nesses casos, você pode reclamar e entrar em contato com a empresa caso o produto atrase, caso não consiga completar uma compra, caso não consiga cancelar. Porque aí, se for uma empresa séria, que você pesquisou a reputação antes de comprar, a chance de conseguir resolver esses casos de uma maneira fácil é muito grande.”

Para ver o bate-papo completo com o CMO do Reclame AQUI, confira opodcast “Educação Financeira”, do G1.

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