Empresas com mais reclamações na Black Friday são bem avaliadas pelo consumidor

Mesmo estando no topo do ranking, algumas marcas são consideradas como confiáveis pela maioria dos seus clientes

Reclame AQUI

Talvez você não saiba, mas o 5º mandamento do Reclame AQUI é: “Toda empresa tem um problema, boa é aquela que consegue resolver”. E isso pode ser comprovado justamente pelo ranking de empresas que mais recebem reclamações na Black Friday. 

Desde 2013, quando iniciamos esse levantamento, estão no top 10 da data muitas marcas que têm o Selo RA 1000 ou reputações “Bom” e “Ótimo”. Ou seja, qualquer empresa pode passar por contratempos, ainda mais em uma época com alto volume de pedidos, como a Black Friday. Mas, no fim das contas, o que mais importa para o consumidor é ter o seu pedido atendido e resolvido de maneira eficiente.

Entenda as reputações

Mas como uma empresa com muitas reclamações pode ter uma boa reputação no Reclame AQUI? Na plataforma, as reputações são medidas com base na avaliação feita pelo consumidor após ter seu caso atendido, além de outras variáveis. Então, o que conta nessa hora são 4 índices:

Índice de Resposta - Quantidade total de reclamações respondidas pela empresa.

Média das Notas dos Consumidores - Corresponde à média aritmética das notas (variando de 0 a 10) concedidas pelos reclamantes após o atendimento da empresa.

Índice de Solução - É a quantidade de reclamações consideradas resolvidas pelos consumidores.

Índice de Novos Negócios (Voltaria a fazer negócios?) - Diz respeito à quantidade de reclamações que os consumidores, ao finalizar, informaram que, sim, voltariam a fazer negócios com a empresa.

Com base nesses indicadores é que o Reclame AQUI chega à nota final e à reputação da empresa. Veja que o volume de reclamações não impacta o resultado, afinal, pode ser que a marca tenha passado por um problema pontual, como, por exemplo, uma falha no seu site que tenha impedido os clientes de finalizarem suas compras. Ora, com certeza isso vai fazer com que aumente muito o número de reclamações recebidas pela empresa. Mas, no fim do dia, se o problema for resolvido e todos os clientes saírem satisfeitos com a solução oferecida, é isso que importa. 

Agora que você entende melhor como funcionam as reputações no Reclame AQUI, confira abaixo o histórico de empresas mais reclamadas na Black Friday!

Faça um comentário