Delta anuncia compra de 20% da LATAM e venda da sua parte da Gol

Acordo depende ainda do aval de autoridades regulatórias, incluindo o Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência

Reclame AQUI

Na última quinta-feira (26), um anúncio feito pela Delta Air Lines agitou o mercado aéreo brasileiro. A companhia divulgou a compra de 20% da chileno-brasileira LATAM Airlines, pelo valor de US$ 1,9 bilhão.

Para a aquisição, a Delta afirmou que também planeja vender sua parte de 9% na companhia aérea brasileira Gol. Mas, o acordo depende ainda do aval de autoridades regulatórias, incluindo o Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade).

Alianças globais e incertezas

Com o investimento, a LATAM deve sair da aliança global Oneworld, que é liderada pela American Airlines e inclui parceria de voos e milhagens entre companhias. Por ora, a LATAM não deve ingressar na SkyTeam, aliança que conta com a Delta e empresas europeias como KLM e Air France.

A transação inesperada também traz incertezas à Gol, que prejudica as intenções da American Airlines, que buscava algum tipo de acordo de parceria com a LATAM, sua companheira dentro da Oneworld.

E com a notícia, os ADRs (American Depositary Receipt) da Gol caíram 9,4% no After Market da Bolsa de Nova York. Enquanto isso, os recibos de ações da LATAM registraram um aumento de 43,5%.

O que dizem as empresas Delta e LATAM

Em nota à Reuters, a Gol ressalta que o compartilhamento de voos com a companhia americana “representa 0,3% da receita total da Gol e 3,5% dos resgates de pontos do programa Smiles”. A aérea disse ainda que todos os clientes que compraram passagens de voos compartilhados por Gol e Delta “terão seus bilhetes honrados normalmente".

Segundo o CEO da Delta, Ed Bastian, “esta é uma grande mudança para a LATAM, à medida que se desconecta da American e da Oneworld. Vimos imediatamente muitas oportunidades de crescimento juntos”.

Para Enrique Cueto Plaza, CEO da LATAM, a aliança com a Delta irá fornecer a melhor conectividade por meio de nossas redes de rotas altamente complementares. “Estamos ansiosos para trabalhar ao lado de uma das melhores companhias aéreas do mundo para aprimorar a experiência de viagem de nossos passageiros”, diz.

O que os especialistas dizem

Para analistas, a medida é mais um sinal do interesse das companhias aéreas estrangeiras pelo mercado brasileiro, aberto à concorrência externa desde o novo marco regulatório do setor, sancionado em junho.

American Airlines e LATAM tentavam há meses um acordo semelhante ao anunciado com a Delta. Mas tentativas foram barradas pela Justiça do Chile, sede da LATAM, por causa da concentração de voos das duas companhias em rotas aos Estados Unidos.

No Reclame AQUI

Na página da LATAM no site do Reclame AQUI, nos últimos 6 meses, a empresa possui uma reputação “Ótimo”, 98,1% das reclamações respondidas, 86,2% de índice de solução e uma nota de 7,16 dada pelo consumidor.

Já a Gol, no mesmo período, possui uma reputação “Bom”, 99,2% das reclamações respondidas, 74,2% de índice de solução e, segundo o consumidor, uma nota de 6,42.

A Delta é a única que não responde as reclamações na plataforma do Reclame AQUI.

Leia também: ANAC restringe embarque de passageiros por recall do MacBook Pro 15’

Fonte: O Globo/Exame/InfoMoney

Leia tudo sobre

Cias Aéreas Feed

Faça um comentário