Coronavírus: Cias aéreas brasileiras Gol, Azul e TAM buscam formas de ajudar o consumidor

Entenda como cada companhia aérea trabalha para remarcar ou cancelar viagens. Empresas nacionais se mostram flexíveis e divulgam suas políticas de remarcação e cancelamento

Reclame AQUI

Um dos setores que mais tem recebido reclamações dos consumidores e gerado dúvidas com o avanço da pandemia de Covid-19 é o de companhias aéreas. A principal preocupação dos consumidores é quanto às políticas de remarcação e cancelamento das empresas para não saírem prejudicados.
Para ajudar o consumidor nesse momento, o Reclame AQUI pesquisou como as 3 maiores companhias aéreas nacionais – GOL, LATAM e Azul – têm mantido seus consumidores informados e quais as medidas adotadas para alterar as viagens por conta do novo coronavírus.

Diante desse momento delicado e da disponibilidade e flexibilidade das companhias aéreas em resolver cada caso, a orientação do Reclame AQUI é que os consumidores procurem as empresas. A tentativa de remarcar ou cancelar a viagem diretamente com as companhias antes de abrir uma reclamação na plataforma minimiza os atritos, já que esse é um momento complicado para as duas partes.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), os consumidores não são obrigados a colocar sua saúde em risco em uma viagem. Em reportagem da EBC, no fim de semana, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, recomendou às agências de turismo e companhias aéreas, em razão da pandemia do novo coronavírus, que as remarcações de viagens agendadas para os próximos 60 dias sejam feitas sem custo.   

A orientação da Senacom às empresas vale para destinos internacionais ou nacionais com comprovado índice de contágio do vírus, especialmente em casos de passageiros idosos ou outros grupos de risco e ainda nas situações em que governos decretaram pandemia, suspensão de espetáculos, aulas, entre outras medidas

Confira um resumo dos posicionamentos de cada uma das 3 maiores companhias aéreas nacionais, com os links diretos para ler mais detalhes.

GOL
 

O passageiro que optar por não viajar neste momento, deve conferir as orientações para voos nacionais e internacionais marcados para até 14 de maio de 2020:

Cancelamento e crédito - Você poderá cancelar sua viagem e manter o valor em crédito para voos futuros. O valor estará disponível integralmente por um ano, a contar da data da compra;

Remarcação - Se preferir, poderá remarcar sua viagem para qualquer período dentro de 330 dias, a contar da data da compra. A taxa de remarcação não será cobrada, incidindo apenas a diferença entre as tarifas, se houver;

Cancelamento e reembolso - Ao optar por cancelar sua viagem e solicitar reembolso, não haverá taxa de cancelamento. Contudo, a taxa de reembolso poderá ser cobrada, dependendo da regra da tarifa escolhida.

Caso queira adquirir uma passagem, as políticas de cancelamento e remarcação descritas acima serão aplicadas para voos até 14 de maio de 2020.

Leia mais detalhes da GOL clicando neste link https://www.voegol.com.br/pt/informacoes/gol-informa/coronavirus-confira-informacoes-importantes

 

 

LATAM

 

Leia mais detalhes da LATAM clicando neste link https://www.latam.com/pt_br/comunicacao/COVID-19/covid-19/

 

VOOS INTERNACIONAIS

 

Para compras realizadas até 05 de março - Voando entre 13 março a 30 de abril de 2020

Alterar uma vez a data e/ou destino do voo (sem multa, mas sujeito à diferença tarifária), para viajar até 31 de dezembro de 2020. Reembolsos estão sujeitos às regras da tarifa adquirida

 

Para compras realizadas entre 6 e 12 de março de 2020

Alterar uma vez a data e/ou destino do voo (sem multa, mas sujeito à diferença tarifária), para viagens até 31 de dezembro de 2020. A alteração poderá ser feita até 14 dias antes da partida do voo original. Reembolsos estão sujeitos às regras da tarifa adquirida

 

Para compras realizadas entre 13 e 31 de março de 2020

Alterar uma vez a data e/ou destino do voo (sem multa, mas sujeito à diferença tarifária), para viagens até 31 de dezembro de 2020. A alteração poderá ser feita até 5 dias antes da partida do voo original. Reembolsos estão sujeitos às regras da tarifa adquirida

 

VOOS NACIONAIS (DOMÉSTICOS)

Para compras realizadas até 12 de março - Voando entre 13 de março e 15 de abril de 2020

Alterar uma vez a data e/ou destino do voo (sem multa, mas sujeito à diferença tarifária), para viagens até 31 de dezembro de 2020. Reembolsos estão sujeitos às regras da tarifa adquirida


Para compras realizadas entre 13 e 31 de março de 2020

Alterar uma vez a data e/ou destino do voo (sem multa, mas sujeito à diferença tarifária), para viagens até 31 de dezembro de 2020. A alteração poderá ser feita até 5 dias antes da partida do voo original. Reembolsos estão sujeitos às regras da tarifa adquirida

Entrada de estrangeiros suspensa:

Os governos do Equador, Argentina e Colômbia, Europa, Israel, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e Peru (a partir de 23:59 de 16 de março, por 15 dias) anunciaram que a entrada de estrangeiros estará suspensa por via aérea, marítima ou terrestre. Diante dessa situação, a LATAM Airlines irá oferecer flexibilidade para seus passageiros. 
 
Se você tem uma passagem internacional com origem ou destino para os países acima, com voo entre 9 de março e 31 de maio de 2020, você poderá:

Reprogramar uma vez a data do seu voo, sem multas e sem diferença tarifária, para voar até 31 de dezembro de 2020.

Reprogramar uma vez a data do seu voo, sem multas, mas sujeito à diferença tarifária, para voar depois de 31 de dezembro de 2020.

Fazer uma alteração de origem ou destino, sem multas, sujeito à diferença tarifária e à validade do bilhete.

Reembolsar sem multas seu bilhete e serviços associados, desde que nenhum trecho tenha sido utilizado.  


AZUL

Leia mais detalhes clicando neste link https://www.voeazul.com.br/para-sua-viagem/alertas-de-viagem

VOOS DOMÉSTICOS

Atenção: Estas regras de flexibilidade também valem para as novas reservas realizadas para voar no mesmo período.

Clientes com voos domésticos operados pela Azul previstos para data de até 31 de maio de 2020 poderão alterar ou cancelar seu voo:

Alterações: você poderá alterar a data do seu voo sem incidência de taxas de alteração desde que o novo voo seja realizado até 31 de maio de 2020. Para tanto, havendo diferença tarifária, esta será cobrada.

Pedido de cancelamento: você poderá cancelar sua reserva sem custo de taxa de cancelamento, deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras (validade do crédito: 01 (um) ano a contar da data da emissão do bilhete cancelado, sendo o valor pessoal e intransferível.)

  

VOOS INTERNACIONAIS

Atenção: Estas regras de flexibilidade também valem para as novas reservas realizadas para voar no mesmo período.

Clientes com voos AZUL com destino de/para Lisboa ou Porto, Estados Unidos e América do Sul previstos para mês de março de 2020, poderão alterar ou cancelar seus voos. Confira as regras, abaixo:

Alterações: você poderá alterar a data do seu voo sem incidência de taxas de alteração desde que o novo voo seja realizado até 30 de junho de 2020. Para tanto, havendo diferença tarifária, esta será cobrada.

Pedido de cancelamento: você poderá cancelar sua reserva sem custo de taxas de cancelamento, deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras (validade do crédito: 01 (um) ano a contar da data da emissão do bilhete cancelado, sendo o valor pessoal e intransferível.)

Faça um comentário