Consumidores se frustram com novo serviço de streaming, a HBO Max

Dificuldades vão desde o momento de fazer a assinatura até problemas técnicos na plataforma

Reclame AQUI

Relaxar no sofá e poder escolher entre diversas opções de filmes e séries para assistir quando quiser é uma das maravilhas modernas proporcionadas pelos serviços de streaming. Só que às vezes a empolgação do espectador precisa de um “pause”, quando problemas técnicos dessas plataformas começam a atrapalhar a diversão. 

É o que têm enfrentado clientes do novo streaming do canal HBO, a HBO Max, lançado no Brasil no dia 29 de junho. Com um pouco mais de um mês de operação, tem gente que, na verdade, nem conseguiu ainda se tornar consumidor do serviço, por dificuldades na hora de fazer a assinatura. Outros problemas estão relacionados justamente à usabilidade do app do streaming em diferentes meios, seja em smart TVs ou dispositivos móveis, como smartphones ou tablets.

A HBO Brasil é uma empresa que reúne poucas reclamações, se comparada à maioria das marcas cadastradas no Reclame AQUI. De janeiro a junho de 2021, ela recebeu 356 reclamações, uma média de menos de 59 por mês. Mas as complicações da HBO Max ficam mais evidentes quando vemos que, apenas em julho, já foram 983 reclamações na página da HBO Brasil, sendo a maioria delas sobre o serviço de streaming do canal, representando um aumento de 892% em relação ao mês anterior.

Assinatura

Os entraves para assinar a HBO Max são reportados no Reclame AQUI por consumidores de todo país. Para piorar, os erros da plataforma nesse momento têm causado o bloqueio de cartões de crédito. É o que ocorreu com um consumidor de Juiz de Fora (MG): “Faz 10 dias que estou tentando assinar o serviço HBO MAX e sempre recebo a mensagem: ‘Não foi possível atualizar a forma de pagamento. Verifique os dados do cartão ou peça mais informações ao seu banco’. A recomendação da empresa através de seu suporte oficial do Twitter é a de ‘aguardar e tentar novamente’, o que causou o bloqueio do meu cartão. Fui ao meu banco e constataram que a operação havia sido classificada como suspeita. Solicitei então que fossem autorizadas as cobranças da HBO. Ainda assim, continuo recebendo o mesmo erro.”

Um usuário de Mogi-Mirim (SP) também recebe mensagens de erro: “Desde o lançamento do streaming tento assinar e nada. Toda vez dá erro, seja assinando no site ou no app, como se o erro fosse no meu cartão.” Outra pessoa, de Goiânia (GO), conseguiu fazer a assinatura da HBO Max, mas ela foi suspensa logo em seguida: “No dia 09/07/2021 fiz minha assinatura, e em questão de minutos, recebi um email pra confirmar meu cadastro, e logo em seguida recebi outro email falando que minha conta havia sido cancelada. Entrei em contato ainda no dia 09 pra saber o que havia ocorrido e até agora não tenho nenhuma resposta. Hoje decidi renovar a assinatura por conta própria já que não tive respaldo nenhum.”

Muitos consumidores também reclamam que não conseguiram aproveitar a promoção de lançamento, que dava desconto na assinatura. Como indica uma pessoa de Duque de Caxias (RJ): “Estou há mais de três dias tentando assinar a promoção de 50% para o resto da vida. Já usei três cartões diferentes, nas modalidades física e virtual; já liguei para a administradora dos cartões e nenhuma das tentativas aparecem. Contudo, a HBO Max não deixa eu assinar o serviço para participar da promoção, alegando que tem erro no meu cartão de crédito.”

Problemas diversos

Caso o consumidor consiga efetuar a assinatura, outros problemas o aguardam na plataforma da HBO Max. Um usuário de Carangola (MG) diz: “A plataforma do streaming não consegue sequenciar os episódios e o carregamento de filmes e séries é extremamente lenta. Acho que estou fazendo um mau investimento. Muito embora o catálogo seja excelente, a plataforma é horrível no que tange ao carregamento de filme e séries.”

As dificuldades de navegação são evidentes para muitas pessoas. Outro consumidor, de Paulista (PE), reportou no Reclame AQUI que: “Tem uma semana que assinei já e tive uma cobrança, mas não consigo utilizar, seja no computador ou celular. Plataforma muito complicada e nada intuitiva. Uma decepção! Tento cancelar e não tem a opção em nenhum lugar, e a ajuda não ajuda em nada! Toda vez que acesso a plataforma ele quer que eu diga por qual provedor eu assinei. Eu assinei através de uma propaganda no Instagram e não tem essa opção.”

Mais um consumidor, de Vilhena (RO), também diz no Reclame AQUI ter encontrado problemas de acesso: “Assinei a HBO Max no dia 11/07 e foi cobrado no cartão o valor de 13,95 com o nome HELPHBOMAXCOM, mas quando entro no aplicativo o mesmo informa que não tenho assinatura! Como vou cancelar ou acessar se aparece que não tenho assinatura?”

Para se ter uma ideia, entre as 983 reclamações de julho sobre a HBO Max, 550 estão na categoria “Pagamento”, o que envolve esses casos de consumidores que não conseguiram concluir a assinatura do serviço. Em seguida vem a categoria “Cancelamento”, com 310 reclamações, o que mostra que muita gente já está tentando desfazer sua assinatura. Confira abaixo os principais assuntos reclamados em julho:

  

Soluções

O Reclame AQUI Notícias buscou entender junto à HBO Brasil que soluções estão sendo buscadas para diminuir esses problemas. Confira o comunicado oficial:

HBO Brasil

“Queremos que os usuários possam aproveitar o conteúdo ao máximo. Por isso, trabalhamos incansavelmente para resolver os inconvenientes que alguns usuários tiveram em determinados dispositivos, além de atualizar o aplicativo para que o acesso à plataforma seja mais fácil.

Algumas das melhorias já podem ser notadas, como as legendas nos dispositivos Android, e outras continuarão a ser feitas nos próximos dias. Estamos trabalhando durante essas semanas para solucionar todos os problemas relatados pelos consumidores o mais rápido possível.”

Leia tudo sobre

Tecnologia TV digital

Faça um comentário