Consumidores reclamam de cobrança de academias fechadas por conta da pandemia

Falta de diretriz clara desses estabelecimentos tem gerado frustração, e clientes se sentem lesados

Reclame AQUI

Todo mundo sabe que a pandemia de covid-19 afetou todos os tipos de negócios, principalmente aqueles que dependem exclusivamente do atendimento presencial ao consumidor. As academias de musculação e outros estabelecimentos voltados à prática de exercícios físicos foram alguns dos que mais sofreram com as restrições da crise sanitária.

Durante a fase mais grave da pandemia no Brasil, que começou em fevereiro e se estende até o momento, muitas cidades precisaram manter fechadas essas empresas. O problema é que parece que não ficou muito claro para os clientes se eles poderiam ou não ter a mensalidade cobrada enquanto as academias estavam inativas.

Por conta disso, o Reclame AQUI tem recebido nas últimas semanas muitas reclamações sobre esses estabelecimentos, a grande maioria alegando cobrança indevida. Um consumidor diz que: “A cidade na qual eu moro se encontra em lockdown e por essa razão as academias se encontram fechadas, [...] estão cobrando a mensalidade integral por um período que eu como cliente não tenho opção de escolha [...]. Depois de reclamar, vocês retornam com uma mensagem que o cliente poderia congelar. E por que não foi comunicado via e-mail, assim como vocês comunicam sobre pagamento?”

O sentimento se repete com clientes de diferentes estabelecimentos do setor: “Olá estou tendo alguns problemas com a cobrança de mensalidades, mesmo com academia fechada por conta de restrições devido à pandemia. A mesma está fechada desde o dia 05/03/21, e desde então já foram cobradas 2 parcelas referentes às mensalidades [...].”

Todos os casos são muito semelhantes: “Ao fechar a academia novamente na fase roxa (abril 2021), [...] ao falar com os atendentes da minha unidade, fui informada que seria congelado o meu plano, NÃO havendo, assim, cobranças das mensalidades [...]. Apesar de não acreditar, pois da outra vez que tinham sido fechadas as unidades eu fui cobrada, [dessa vez] eu acreditei, pois pensei que o sistema ou o que fosse necessário já teria sido resolvido. [...] Sendo assim, dessa vez, a academia está fechada e estou sendo cobrada [...]. Vi que [...]  a explicação desse dinheiro pago é que a academia criou [...] vídeos para os treinos em casa. Eu pago a academia devido aos aparelhos que essa disponibiliza, e não vídeos de treinos.”

O que parece haver em comum entre as reclamações é uma falta de clareza das academias na comunicação com os consumidores, além de problemas operacionais. Como é possível perceber também, algumas empresas oferecem vídeos e outras formas de realizar os treinos, mas essa solução parece não satisfazer os clientes, que preferem usar os equipamentos disponibilizados nas unidades.

Na pesquisa feita pelo Reclame AQUI Notícias, foi constatado que a maioria das academias tem preferido resolver a situação caso a caso com cada cliente, enviando mensagens privadas. Assim, é possível chegar a um acordo melhor e buscar uma conciliação com o consumidor. Portanto, mostrar sua insatisfação no Reclame AQUI é a maneira mais eficiente de receber um posicionamento da empresa.

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